A partir do século XX, houve um exorbitante aumento no número de refugiados. Esse fato se deu, principalmente (Vírgula) durante a segunda guerra mundial, onde em que inúmeras pessoas se socorreram em outros países na busca por sobrevivência, devido as condições precárias evidenciadas pela guerra.
Ao instaurar essa crise, (Sem vírgula) nascem consigo diversas problemáticas, dentre elas a xenofobia e a incerteza. Um recomeço para essas pessoas poderá ser dramático e instável, pois o recebimento delas nem sempre será efetivo e acolhedor.
Muitos países fecham as portas para os refugiados, às vezes ocasionados pelo preconceito ao se tratar de uma nova cultura, ou até mesmo uma insegurança movida pela falsa ideia de “retirada” de oportunidades.
A xenofobia que é gerada pela aversão à estrangeiros (A xenofobia é a aversão ao estrangeiro) é um atraso para a sociedade, porque ela não se difere de qualquer outro tipo de preconceito, afim a fim de que não há motivos para tal caso. É perceptível que a recepção dessas pessoas é inteiramente válida, até mesmo para abrir novos horizontes e conhecer uma nova cultura, visto que, (Sem vírgula) agregará ainda mais para sociedade.
A incerteza do que encontrará em novo país gera um grande abalo emocional, e saber que a xenofobia é uma probabilidade, ocasiona um transtorno ainda maior para essas pessoas que já sofreram tanto com a guerra. Hanna Arendt, em seu livro a "Banalidade do mal", aborda bem a questão da perda da humanidade, pois muitas vezes fecham-se os olhos para a real situação que o mundo vive, tornando o mal uma coisa banal. Muitas pessoas recebem ordens e simplesmente as cumprem, sem questionar o caráter moral da situação, ou até mesmo se negam em ajudar o próximo para proteger o que é seu e praticam ainda mais o preconceito porque tornou-se uma política comum de todos realizarem.
Negar os problemas da sociedade, ou pior, fazer algo porque se tornou comum, acarreta ainda mais problemas como: racismo, homofobia, xenofobia, dentre outros. É necessário sair da retilínea e começar a olhar para os lados, e para diminuir esse tipo de situação é essencial se colocar no lugar do outro para então perceber as dificuldades por eles sofridas (Tipo de construção clichê).
Os refugiados em questão, (Sem vírgula) enfrentam um duplo problema, (Ponto final) O primeiro refere-se as dificuldades passadas em seu país de origem, e o segundo diz respeito aos transtornos que enfrentarão em um novo país, pois a acessibilidade será menor, as oportunidades de emprego serão praticamente nulas, além da dificuldade de aprender um novo idioma. É necessário ter em mente que a pluralidade é necessária e os refugiados poderão agregar conhecimento e acrescentar novas perspectivas para a população. Então abrir os brações e acolher essas pessoas será uma forma de ajudar a si próprio ao mudar toda percepção que criou-se ao longo dos tempos e ajudará também essas pessoas que apenas buscam uma vida melhor.
Comentários do corretor
Argumentos limitados ao senso comum. Apresente mais ideias e as articule. Além disso, reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |