A imigração sempre foi uma característica de sobrevivência do ser humano, (Sem vírgula) desde o período do nomadismo, onde os povos nômades viviam em permanente mudança de local,(Sem vírgula) na à procura de alimentos. Atualmente (Vírgula) com o aumento populacional, (Sem vírgula) e a escassez de recursos naturais, ouve houve uma onda de imigração em diversos países (Quais? Dê exemplos), mesmo com a agricultura e a moradia permanente e todas as inovações da atualidade (Vírgula) a sobrevivência se tornou mais complexa.
De modo que países entram em guerra por falta de recursos naturais (primeira ideia), obrigando a população a imigrar para garantir a sobrevivência, caso daqueles do oriente médio, onde se alastrou facções terroristas (segunda ideia) e regimes ditatoriais, exemplo da Líbia e Síria onde os habitantes foram obrigados a procurar refúgio na Europa e países próximos (Problemas na construção de sentido. Reformule, visto que há duas ideias que estão situadas em campos semânticos distintos). Muitas vezes recebidos com atos de xenofobia e barreiras migratórias, o receio do governo local é que tirem empregos e benefícios da população, medidas eficientes como centros de acolhimento, educação, saúde e segurança, ao contrário iria fazer com que eles superassem a crise econômica enfrentada na zona do euro.
Não obstante (Vírgula) os atos de xenofobia precisam ser combatidos por meio da educação, (Sem vírgula) e leis mais rigorosas fazendo com que esse problema não fique as escondidas como acontece atualmente, através do intercâmbio entre universidades, empresas e órgãos públicos e o comércio internacional esses atos perdem o seu significado que é o preconceito com estrangeiros.
Em virtude do que foi mencionado, o deslocamento sempre existiu e vai continuar, isso foi constatado pelo biólogo Charles Darwin, em suas pesquisas sobre a teoria da evolução e a adaptação das espécies, promover a paz em tempos de guerra se faz necessário para não causar desastres maiores como a crise de refugiados, (Ponto final) Também ocorre que a colaboração e incentivo nas áreas da educação da cultura e segurança compartilhando experiências exitosas atenuem a falta de recursos que é o motivo do abandono do país.
Comentários do corretor
Os argumentos que foram apresentados no texto se apresentam de forma desconexa. Reveja a estrutura do texto dissertartivo, coesão e coerência.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |