Mobilização é a Melhor Política - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 26/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil vem enfrentado forte crise política devido aos escândalos de corrupção noticiados nos últimos dias. Muitos dos políticos que estão no poder têm governado em benefício próprio e não a favor da sociedade. Com isso surgem movimentos sociais parecidos com os da década de 1980 pedindo eleições diretas . Corruptos não representam seu povo e precisam ser punidos e não mais eleitos.

Em maio de 2017, conforme amplamente divulgado pela impressa brasileira, o empresário Joesley Batista em delação premiada revela um esquema de corrupção envolvendo o mais alto cargo (Vírgula) do o executivo. O presidente Michel Temer é acusado de comandar um grupo criminoso que exigia dinheiro de empresários em troca de favorecimentos como o perdão de impostos. Isso motivou a mobilização de instituições como centrais sindicais e a UNE pedindo o impedimento de Temer e novas eleições diretas ainda este ano. Caso Temer seja afastado, conforme a constituição, o presidente da câmara dos deputados deve convocar eleições indiretas.

O mesmo empresário, com auxílio da Polícia Federal, mostrou provas de corrupção ativa por parte do senador e presidente do PSDB Aécio Neves. Estes fatos deixaram a sociedade brasileira descrente da classe política. Pelas redes sociais inúmeras figuras públicas do meio artístico têm convocado os cidadãos a se manifestarem nos espaços públicos.

Precisamos escolher bem nossos representantes e fiscalizar seu trabalho. Um programa educativo precisa ser feito nas escolas para o preparo dos futuros eleitores. Mostrar quais são as funções dos nossos representantes e principais erros cometidos. Os meios de comunicação como rádio e TV podem vincular campanhas com o mesmo conteúdo. Em casos comprovados de crimes precisamos nos mobilizar para que eles sejam punidos e impedidos de prosseguir com seus delitos ou até mesmo de se candidatarem novamente. O voto não acaba na eleição e a mobilização social é essencial para não aceitemos qualquer coisa.

Comentários do corretor


"Mobilização é a melhor política".

É possível observar no texto que há mais descrição dos fatos, do que o seu posicionamento ante ao tema. Desse modo, procure articular mais as ideias presentes no desenvolvimento.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200