“Nas favelas , no senado , sujeira para todo lado ” . Esse trecho da canção “Que país é esse ”, escrita décadas atrás , infelizmente ainda representa o cenário político brasileiro, marcado por escândalos de corrupção , uma conseqüente consequente crise política e muitas incertezas . Mas, tanto no passado , como no presente, é perceptível a participação da sociedade brasileira em importantes momentos de ruptura política . Nesse sentido , faz-se necessário analisar o papel significativo dos movimentos sociais e o impacto de algumas dessas ações coletivas na política brasileira.
As “Diretas já ” significaram muito mais que uma conclamação de eleições diretas para presidente. Foram Foi a representação real da mudança que estava acontecendo no país, (Sem vírgula) que passou anos sob um regime militar e caminhava novamente rumo à democracia. Apesar do movimento não atingir o objetivo almejado, os milhares de cidadãos que foram às ruas lutar por sua soberania e pelo reconhecimento de seus direitos num estado democrático , demonstraram à classe política que a partir dali a sociedade não ficaria mais calada. Anos depois , a sociedade presenciou um escândalo de corrupção envolvendo o presidente escolhido nas urnas por eleições diretas . Insatisfeita com as fissuras existentes no governo , mobilizou-se no movimento conhecido como “ caras pintadas ” . A pressão popular culminou no impeachment de Fernando Collor. (As ideias aqui presentes precisam ser mais desenvolvidas no texto, visto que apenas evidencia o fato histórico)
Atualmente, as manifestações e a participação da sociedade em meio a momentos políticos conturbados demonstram que a pressão popular sobre a classe governamental ainda se mostra eficaz. No entanto, eventos recentes de repressões violentas aos movimentos sociais (Quais? Cite-as) espalhados pelo país significam um retrocesso e entram em desarmonia com o Estado Democrático . Neste, a legislação deve buscar assegurar a ampla liberdade expressão de indivíduos e de grupos organizados .
É essencial, portanto, que o Estado garanta a liberdade de expressão contida na Constituição Federal. É indispensável também que exista nas escolas uma discussão mais ativa sobre o papel dos cidadãos numa democracia, sua importância em todo o processo político, não apenas em momentos de crise. Isso pode ser feito através da criação de uma disciplina, (Sem vírgula) que desperte desde cedo o interesse os jovens pela política. Cabe à mídia disseminar campanhas que alcancem os brasileiros fora das escolas e informe-os sobre o papel central dos movimentos sociais e de como participar do processo democrático, (Sem vírgula) que vai além do ato de votar .
Comentários do corretor
O texto apresenta boas discussões, no entanto algumas ideias que estão presentes no texto precisam ser mais articuladas.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |