Os movimentos sociais são de extrema importância para a sociedade, pois, (Sem vírgula) os envolvidos lutam por seus direitos por meio deste. No Brasil (Vírgula) grande parte da população não participa de nenhum movimento, assim, (Sem vírgula) suas vozes não são ouvidas, tampouco, (Sem vírgula) os problemas serão resolvidos.
Muitas pessoas não se interessam em ir às ruas, e às vezes, desconhecem o valor que isso tem, o atraso cultural é um dos motivos. Principalmente, a juventude, hoje são poucos que querem estudar e obter conhecimento (Vírgula) e quando querem, (Sem vírgula) sentem-se desanimados por não haver apoio algum da família ou do governo.
A persistência desse triste quadro, (Sem vírgula) provém das famílias sendo obrigadas à a conviver com as leis que vigoram (Como assim?), apoiadas pela mídia e privando as pessoas de refletirem. Transformando alguns em fantoches, pois, (Sem vírgula) os mesmos não conseguem mudar o quadro devido à falta de conhecimento do assunto.
É necessário, portanto, que a população entenda que tem a necessidade de buscar conhecimento de tudo que envolva sociedade. As famílias devem reunir-se para dialogar sobre o tema. As escolas, podem incentivar seus alunos à a lutarem por seus direitos. Os jovens, (Sem vírgula) devem reunir-se, ir às ruas, realizar campanhas, (Sem vírgula) fazendo uso também das tecnologias que disponham. As autoridades, (Sem virgula) precisam apoiar, conversar e dar respostas aos manifestantes, assim, (Sem vírgula) atendendo aos pedidos do povo. E a mídia, (Sem vírgula) deve elaborar debates em que abordem a importância de tal tema.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, coesão e coerência. Apresente fatos que possam evidenciar o seu posicionamento acerca do tema proposto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |