A instabilidade política no Brasil - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 18/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O nosso país vive, atualmente, uma de suas piores crises políticas da sua história, cujo rastilho deu-se em 2013 com as manifestações pelos R$ 0,20 centavos de passagem de ônibus. Escândalos de corrupção no setor público e em estatais a nível mundial. Empresários corporativistas e uma crise ética na nação brasileira enorme. (Apresente a tese. Apresente mais informações  no parágrafo de introdução)

É comum uma sociedade passar por ciclos, (Ponnto final) Isso é evidente na história da raça humana, assim como o Adam Smith, em "A Riqueza das Nações"; (Vírgula) evidenciou sobre como a humanidade em suas civilizações, não importa quão magníficas sejam, estão condenadas a decair e ruir.

No Brasil, essas "transformações" sempre foram registradas com algum fator ou fatores que, nitidamente, se tornaram estopim de acontecidos desde 1930, com a crise política nesse período. O que fica claro, é como o fator maior, digamos assim, ganha destaque de como os fragmentos se tornam o conjunto dos problemas instaurados, que é a informação.

Com as manifestações populares de 1980, 2013 e 2017, pudemos perceber as mudanças que houveram e a importância das mesmas. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Ciência Política, Leonardo Avritzer, foi perceptível a diferença das reivindicações populares de 80 para 2013, já que, (Sem vírgula) antes buscava-se a democracia e agora as exigências democráticas de outro. Em 2017 tudo mudou, é pudemos perceber possível como a informação é algo crucial para qualquer tipo de protestações na sociedade; (Ponto final) Conforme o cientista político, Gláucio Soares - "Antes, lutavam pela redução das tarifas de ônibus, e muitos nem se beneficiariam com isso. Havia até uma certa pureza. Agora, o movimento mudou. Os participantes são diferentes, os objetivos e os métodos são diferentes."

Podemos perceber a mudança quando se a informação é determinante na forma de querer mudar ou exigir mudanças para um objetivo (Reformule, visto que há problema na construção de sentido). Dessa forma, um ciclo se inicia, modifica e encerra pelo fato de como a comunicação chega as classes da sociedade para formar a união de um mesmo propósito.

Comentários do corretor


Reveja como um texto do tipo dissertativo-argumentativo é estruturado. Apresente a tese a proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200