Nos últimos tempos, o Brasil está vivendo num cenário muito abalado em relação a política, devido as recentes descobertas dos escândalos de corrupção realizadas pela operação lava jato. Diante dessas crises no meio político que assola o país, a população está cada vez mais disposta a tentar reverter esse quadro por meio das manifestações sociais. Dessa forma, depreende-se que o ato de se manifestar apresenta uma série de importâncias, como possibilitar as reivindicações da população, assim como também ser um instrumento que avalia a situação política no Brasil.
Em primeiro lugar, os movimentos sociais se comportam como porta-voz de um grande número de pessoas. Por meio deles, a grande massa tem a oportunidade de expor suas insatisfações e colocar em pauta o que deve ser mudado. Além disso, os movimentos sociais comportam um grande número de cidadãos, como também ganham grandes destaques na mídia, facilitando, portanto, a disseminação de suas ideias. Por isso, tais manifestações acabam sendo importantes instrumentos de mobilização para o país.
Em segundo lugar, as manifestações sociais podem servir como mediadoras da situação política no Brasil. Exemplo disso foi os “caras-pintadas” na época do governo de Fernando Collor, fundamentais para mostrar como estava o cenário político na época e, por isso, reivindicavam a saída do presidente e mudanças na administração política. Outrossim, as manifestações sociais que mobilizou o Brasil em 2015 em relação ao aumento das tarifas do transporte público evidenciou a grande insatisfação da população com a administração do poder público. Dessa forma, é evidente os efeitos do ato de se manifestar no sentido de deixar bastante nítido o descaso político ante a população.
Destarte, faz-se necessário o reconhecimento dos atos da mobilidade social no sentido de valorizar seus efeitos positivos e incentivar esse ato democrático. Para tal, é preciso a participação das instituições de ensino e do quarto poder, isto é, a mídia. Essa última deve reforçar os movimentos sociais de forma a divulgar tais eventos e disseminar as ideias reivindicadas, de forma a dar voz à população, permitindo (Vírgula) assim, um maior alcance das autoridades públicas. Por outro lado, as escolas devem instruir seus alunos a serem futuros cidadãos participativos do ambiente político e mostrá-los a importância das manifestações no sentido de legitimar seus direitos, concomitantemente mostrando-os a forma correta e adequada de se manifestar, isto é, sem violência e vandalismo ao patrimônio público. Assim sendo, já dizia o educador Gilberto Freyre: “ Sem um fim social, o saber será o maior das futilidades”.
Comentários do corretor
O texto apresenta boa ideias, além do desenvolvimento estar de acordo com o que propõe um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Você está no caminho. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 950 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |