‘’Nazistas’’ nas escolas brasileiras - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 24/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No contexto da 2ª Guerra Mundial, os nazistas pregavam a superioridade da raça ariana, (Ponto final) Esse caso de intolerância foi o responsável pela morte de milhares de judeus, ciganos, homossexuais, entre outros. No atual cenário das escolas brasileiras, o bullying – prática de agressão verbal, física, psicológica ou virtual de forma intencional e repetitiva – tem se tornado um grande problema, visto que, (Sem vírgula) traz sérios problemas à vítima.

O bullying é praticado por indivíduos ou grupos que se veem como superiores e, portanto, não aceitam as diferenças dos colegas de classe, partindo muitas vezes para a agressão física ou verbal (Dê exemplos desse tipo de agressão). Com isso, as vítimas podem desenvolver traumas psicológicos, e tal acontecimento pode causar a evasão escolar, comprometendo o futuro profissional do menor, e em casos mais graves, o adolescente ou a criança pode se sentir tão afetado a ponto de cometer suicídio.

O caso do jovem de 23 anos que assassinou 12 crianças e depois cometeu suicídio em Realengo, no Rio de Janeiro, pode ser apontado como um dos mais nefastos efeitos do bullying, já que há indícios de que esse jovem havia sido vítima da intolerância na escola. Para mitigar os impactos de tal problema nas escolas do país, foi aprovada uma lei que obriga essas instituições a combater a intimidação sistemática (Que lei é essa? Quando foi aprovada?), inclusive se for praticada através da internet.

Diante disso, fica claro que medidas são necessárias para combater a violência nas escolas, seja ela física ou verbal. Cabe ao Estado fiscalizar as escolas, por meio do Ministério da Educação (MEC), para que a lei criada com o intuito de combater o bullying seja colocada em prática, e (Ponto final) Além disso, deve criar mecanismos (Quais mecanismos?) para o fornecimento de auxílio psicológico não apenas às vítimas, mas também aos agressores. É imprescindível que haja uma maior aproximação entre a escola e a família dos alunos para identificação de casos de bullying e uma posterior orientação aos agressores às vítimas.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias interessantes, no entanto precisam ser mais desenvolvidas no texto. Faça um projeto de texto e siga a orientação dos comentários que fiz no seu texto. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200