Atualmente (vírgula) o bullying tem acontecido frequentemente nas escolas de diversas partes do mundo, (Ponto final) muitos jovens tem (têm) sofrido danos psicológicos e sociais, vários alunos se isolam do mundo por sentirem medo, mas será que algo pode ser feito?, (Sem vírgula) Quais são as contra medidas? (Sem ponto final).
Constata-se que muitos jovens tem (têm) sofrido danos psicológicos como depressão, baixa autoestima, insegurança dentre outros pensamentos disfuncionais, (Ponto final) Nota-se que o número de jovens com depressão tem aumentado nos últimos anos devido a frequente atividade do bullying.
Verifica-se que uma grande quantidade de crianças e adolescentes têm parado de frequentar a escola por causa de danos sociais como rejeição, agressão física e psicológica e intimidação, (Ponto final) Esses danos tem levado muitos a cometer suicídio ou assassinato.
Neste sentido (Vírgula) cabe ao Ministério da Educação (MEC) tomar uma atitude contra essa violência, como aconselhar as escolas e as famílias sobre como prevenir essa atividade, poderia criar normas mais rígidas contra o bullying. É também função das escolas aconselharem os alunos e coerirem (?) esta atividade nociva a educação e convivência dos jovens. A família deve ficar atenta a qualquer anormalidade em seus filhos, devem perguntar aos funcionários escolares ou aos alunos se a alguma atividade de bullying e tomar queixa e discutir com o praticante e seu responsável.
Sendo assim, o bullying é uma prática nociva para uma pessoa (Vírgula) pois gera vários danos ao psicológico e ao social, mais mas com a ajuda da família e da escola o combate contra essa violência que ameaça a educação e a socialização pode ser enfim erradicada.
Comentários do corretor
Discussões limitadas ao senso comum. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Faça um pojeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Reveja coesão e coerência.
Reformule a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |