Uma pesquisa feita em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), (Sem vírgula) revelou que entorno de 5% a 20% dos alunos no último ano do ensino fundamental estejam envolvidas em algum tipo de violência escolar, seja como vítima ou agressor. Fator que deixa não só a comunidade escolar abalada por não ter cessado em muitos dos casos, mas também os pais ao verem a integridade moral de seus filhos serem afetadas.
Com o passar dos anos a mídia vai olhando cada vez mais para esse problema social e levando a triste verdade de muitas escolas para dentro da casa de seus telespectadores. Logo, séries de TV como “13 reasons why” na qual conta a história de uma garota que cometeu suicídio por uma série de fatores entre eles o bullying, alerta aos familiares os problemas ao qual seus filhos possam sofrer no ambiente escolar.
Na década de 1990 (Vírgula) nos EUA, houve um grande números de atentados contra escolas; (Ponto final) Em 2011 (Vírgula) no Brasil (Vírgula) um homem atirou contra alunos em uma escola de Realengo; (Ponto final) As duas tragédias foram provocadas por ex-alunos, o que deveria deixar claro que o objetivo é erradicar a violência nas escolas, evitando traumas e (Vírgula) consequentemente (Vírgula) uma possível vingança das vítimas que tiveram algum dano psicológico.
Portanto, os pais e as escolas devem ter uma relação mais direta, proporcionando um diálogo mais aberto entre as partes. Assim como, (Sem vírgula) o governo em parceria com as escolas devem contratar mais profissionais que auxiliem e estejam sempre disponíveis e preparados para situações complicadas e também deve promover projetos que ajudem na harmonia do ambiente escolar.
Comentários do corretor
Discussões limitadas. Desenvolva mais as ideias que você apresentou no texto.
Faça um projeto de texto. Reveja coesão e coerência.
Reformule o parágrafo de conclusão.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |