O problema do Bullying nas escolas - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 23/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos maiores problemas enfrentados atualmente pelo mundo é a questão do bullying nas escolas, isto é, alguns indivíduos discriminam, humilham e chegam a agredir fisicamente outros por terem pensamentos, aparência ou gostos diferentes. A influência dos familiares e a não punição aos infratores atuam como as principais causas da perpetuação do bullying nas escolas.

Relativo a influência dos familiares, o que acontece é que a falta de afeto, a comunicação falha e constantes discussões no âmbito familiar acabam incitando os jovens a fazer o que acontece em suas casas na escola. (Discussão limitada)

Outro fator impulsionador do bullying é a falta de punição aos infratores (Que tipo de punição), haja vista que nem os pais nem os centros de ensino tomam as devidas providências (Que seriam? Deixe evidente no texto) para que o infrator seja punido mais severamente (Cuidado ao afirmar isso) e não volte a praticar o bullying.

Portanto, a influência dos familiares e a impunidade são as principais causas do problema. É essencial que haja campanhas que informem as pessoas sobre o tema, além de orientação e punições mais severas aos infratores (Cuidado ao propor isso. Que tipo de punição severa?), para que, dessa forma, a convivência entre os jovens seja melhor.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ótimas discussões. No entanto, são pouco desenvolvidas. Faça um projeto de texto para desenvolver de modo mais "completo" as ideias que você apresente no texto.

Desenvolva a proposta de intervenção, visto que ela está limitada.

Continue exercitando a sua escrita e siga as orientações que eu fiz no texto.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200