Bullying na escola - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 23/05/2017

Status:

Corrigida
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As sociedades alteram-se  se alteram bastante com o tempo, porém certas questões permanecem, como é o caso do bullying, que vem sendo tratado como um sério problema da atualidade. Entretanto, ainda é banalizado e visto como um ato de fraqueza da vítima, enquanto, na realidade, é grave e pode gerar comportamentos depressivos nos jovens.

É fato que o bullying é desprezado pela população brasileira, (Sem vírgula) que, em sua maioria, o considera apenas uma brincadeira entre jovens. Contudo, não sabe que, em 2016, 46% dos jovens disseram ter sofrido algum tipo de preconceito na escola. Tal banalização contribui intensamente para o crescimento desse problema no Brasil, pois muitos pais e responsáveis acreditam que isso logo passará, e as vítimas não têm coragem de assumir para familiares ou um especialista com o receio de sofrer algum tipo de repressão. É inadmissível que a falta de seriedade com a qual o bullying é tratado interfira na vida das pessoas com esse problema.

Ademais, o bullying também leva a outros casos, como a depressão e até o suicídio, que vem crescendo entre os jovens, como abordam as obras juvenis ''Os treze porquês'' e ''Por lugares incríveis'', que têm em comum o suicídio dos protagonistas, (Sem vírgula) devido ao preconceito. Muitos desses jovens acumulam diversos problemas escolares e também familiares até chegar a um ponto que para eles é o final, tirando a própria vida como forma de resolver tudo. Logo, é um absurdo que a sociedade e o Governo continuem vendo esses problemas e não façam mudanças (Dê exemplos de mudanças) para reverter o caso e valorizar a vida de todos.

Por conseguinte, o Ministério da Educação (MEC) precisa promover, nas escolas, palestras com psicólogos e comunidade escolar, ressaltando a seriedade do bullying, a fim de informá-los sobre as suas consequências. Outrossim, para que a depressão e o suicídio entre jovens sejam reduzidos, é necessário que sejam criadas ONGs de valorização à vida, com encontros entre jovens, dentre eles, os com depressão. Dessa forma, o respeito nas escolas será conservado e a sociedade poderá amenizar esse grave problema.

Comentários do corretor


Desenvolva mais as discussões presentes no parágrafo de introdução.

Há ótimas discussões no texto, embora algumas ideias estejam presentes no senso comum.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200