Talvez não exista uma forma de acabar com o "bullying" no ambiente escolar. Contudo, medidas podem ser tomadas para torná-lo menos frequente.
Não há como supervisionar todos os alunos de uma escola o tempo todo. Ainda que isso fosse possível diversos agressores tenderiam a praticar o "bullying" em horários e lugares mais oportunos (Reflita acerca dessa afirmação). Sem contar que muitos deles ameaçam as vítimas (Quais são os tipos de ameaças? Deixe evidente no texto) para que permaneçam caladas, impossibilitando que a escola tome providências.
Nos casos que chegam ao conhecimento de adultos responsáveis, vítima e agressor são confrontados. Então é aplicada alguma punição para aquele que agrediu, uma suspensão ou em casos mais graves uma expulsão. Todavia, nada disso tem se mostrado eficaz na resolução do problema. Isso não fará com que aquele que pratica a agressão se dê conta dos danos que causou ao outro e este por sua vez não se recuperará psicologicamente e/ou fisicamente somente porque seu agressor foi punido.
A escola é o lugar ideal para que ações contra o "bullying" sejam implementadas. Professores devem discutir com pais e alunos sobre suas causas e consequências. Um profissional de saúde mental deve ser designado para assistir tanto a vítima quanto o agressor. Criar uma cultura de respeito ao próximo também é uma forma de reduzir a violência.
Comentários do corretor
Observe que o título está incompleto.
Apresente mais discussões, na introdução, que serão desenvolvidas ao longo do texto.
As discussões estão muito superficiais. Apresente fatos (e os discuta no texto) que possam evidenciar o problema.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |