- Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 20/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro ''Os treze porquês" (Vírgula) do escritor Jay Asher (Vírgula) é retratada a história de uma estudante que sofria bullying na escola e isso a levou ao suicídio.É inegável que a escola deva abrir caminhos para acabar com o bullying (Por quê?) como implantar câmeras de segurança,''quadros de denúncias'' e projetos educacionais desde a iniciação escolar.

A escola ao investir em câmeras de segurança e ao criar um quadro de denúncia no qual o denunciante não precise se identificar irá ajudar a diminuir o índice de bullying (Vírgula) pois  com essas medidas será possível identificar com mais facilidade os infratores.

Segundo o psicólogo Piajet as crianças quando entram na fase pré-operatório (7-11 anos) começam a desenvolver um senso moral, juntamente com um código de valores.Através de palestras e brincadeiras os professores devem mostrar que praticar bullying é errado,incentivar o valor da amizade e o trabalho em equipe.

Diante disso (Vírgula) percebemos que com simples ações e aumento da segurança pode-se diminuir o índice de bullying nas escolas.A escola ao identificar as vítimas deve incentivar os alunos a fazerem amizade com elas para que estes não se sintam diferentes dos demais e mostrar aos infratores que somos todos diferentes mas todos iguais, e como diz Gabriel Chalita (Dois pontos) "Não é possível ver sem amigos, pois faz parte da essência humana".
 

Comentários do corretor


Não use primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo.

Observe que, ao longo do texto, você apresenta soluções e pouco discute o problema que é o bullying. Reveja como um texto dissertativo-argumentativo é estruturado. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200