- Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 20/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Motivos de risada para alguns (Vírgula) e de sofrimento para outros, o bullying é um dos problemas sociais recorrentes ao redor do mundo desde o século XX. Entender até qual ponto o bullying pode chegar e suas consequências, é possível encontrar uma solução (Problema na construção de sentido).

O núcleo deste problema está ligado diretamente à irresponsabilidade de quem o pratica, trazendo a falsa sensação de empoderamento ao praticante e humilhação para quem sofre. (Desenvolva mais)

Um caso ocorrido no Brasil (Vírgula) em 2011 (Vírgula)  foi o ataque à escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. O ex-aluno dessa escola (Vírgula) chamado Wellington Muniz (Vírgula) entrou nela e matou 12 adolescentes, feriu outros e por fim se suicidou. Numa carta deixada por ele, à razão para cometer esse ataque foi que no tempo de colegial ele sofria bullying por parte de alunos da escola, fazendo tempo depois inocentes pagarem pelo preço de seu ódio e rancor pelo colégio.

Vale salientar que como no geral as mulheres valorizam muito mais a estética do que os homens, no caso de uma aluna na condição de sobrepeso, ela pode adquirir o sentimento de culpa e buscar na bulimia ou dietas radicais e desenfreadas uma solução, agravando assim ainda mais o problema,

Sendo assim, a solução para o bullying é mexer na sua raiz (Qual raiz?). Realização de reuniões e depoimentos nas escolas (Vírgula) e também campanhas publicitárias (Vírgula) expondo o problema é fundamental para vencer este mal, resultando na consciência e igualdade no âmbito escolar.

Comentários do corretor


Não compreende como um texto do tipo dissertativo-argumentativo é desenvolvido.

Texto limitado ao senso comum.

Reveja a estrutura do texto dssertativo-argumentativo. Faça um projeto de texto.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200