Sofrendo desde a infância - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 20/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O bullying é uma prática realizada desde a antiguidade como forma de diminuir a autoestima de um indivíduo, por não terem os padrões impostos pela sociedade da época. Atualmente os termos não modificaram, continua sendo um meio de autovalorizar-se perante os padrões da sociedade. Nas escolas os dados são alarmantes, quase 100%dos alunos já sofreram com o bullying, e quase 20% deles admitiram praticar este ato com seus colegas.

Foi criado, no governo de Dilma, a lei que estabelece o Programa de Combate à Intimidação Sistemática em todos os meios de convivência, inclusive no meio escolar, onde há o maior índice de problemas psicológicos causados pelo bullying.

O ambiente escolar é o mais popular quando se fala de bullying, devido à a grande necessidade de se sentirem superiores pelos padrões impostos pela sociedade (Quais padrões? Fale sobre eles no texto), tais padrões que é o grande causador destes atos de agressões física e psicológica, comprometendo a integridade do receptor destes atos que quando adulto sofre de vários traumas causados na infância.

A forma de solução deste grave problema é a fiscalização dos pais com seus filhos, saber tudo que se passa na vida escolar dele, ter um diálogo frequente com a escola; e a escola apresentar projetos de combate e prevenção ao bullying em seu meio de convivência.
 

Comentários do corretor


Não há tese.

Discussão limitada ao senso comum. Apresente fatos e os articule para que os seus questionamentos fiquem evidentes.

Reformule a sua proposta de intervenção.

Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     300


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200