A questão do bullying nas escolas - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 20/05/2017

Status:

Corrigida
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É inaceitável que em pleno século XIX ainda ocorra a prática de bullying nas escolas (Como assim? Estamos no século XXI). A agressividade contra o que é considerado diferente e a intolerância vêm transformando crianças e adolescentes em alvos e vítimas dessa prática. (Vírgula) acarretando não só em problemas psicológicos (Vírgula) mas também em problemas de saúde que podem levar (Mas isso decorre de um problema psiicológico. Reflita), em alguns casos, ao suicídio.

A aparência é uma das principais causas de bullying nas escolas. Aspectos físicos como altura, peso, cor da pele ou tipo de cabelo são motivos para torturas físicas e psicológicas. Nesse sentido, vale também ressaltar que crianças e vítimas dessa prática tendem a se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. (Vírgula) podendo sofrer com dificuldades de relacionamento e baixo rendimento escolar, além de problemas de saúde causados pelo desenvolvimento de doenças como bulimia, anorexia e depressão, que podem levar ao suicídio.

Convém ainda lembrar que o combate a essa questão é um grande desafio, visto que, (Sem vírgula) as vítimas de bullying sentem-se se sentem intimidadas e não procuram ajuda, preferindo isolar-se. Soma-se a isso, (Sem vírgula) o fato de professores e funcionários das escolas, juntamente com os pais dos alunos (Sem vírgula) não saberem como agir diante da situação, assistindo a tudo isso, muitas vezes, passivamente, o que colabora para o agravamento do problema.

Pode-se perceber, portanto, a gravidade do assunto e de como é importante entender e combater essa prática. Para que o combate a essa questão seja possível, (Sem vírgula) é necessário que o Governo invista no debate sobre o assunto, promovendo palestras nas escolas a fim de conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre as consequências dessa prática e de como agir diante da situação. Ademais, é preciso que as mídias utilizem de seu poder de propagações de informações para promover um debate sobre o assunto em escala mundial, além de incentivar as vítimas a denunciarem seus agressores, para que estes sejam punidos adequadamente.

Comentários do corretor


Algumas discussões estão limitadas. Discuta mais as ideias que estão no texto.

Reveja o uso da vírgula. Faça um projeto de texto.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200