É inaceitável que em pleno século XIX ainda ocorra a prática de bullying nas escolas (Como assim? Estamos no século XXI). A agressividade contra o que é considerado diferente e a intolerância vêm transformando crianças e adolescentes em alvos e vítimas dessa prática. (Vírgula) acarretando não só em problemas psicológicos (Vírgula) mas também em problemas de saúde que podem levar (Mas isso decorre de um problema psiicológico. Reflita), em alguns casos, ao suicídio.
A aparência é uma das principais causas de bullying nas escolas. Aspectos físicos como altura, peso, cor da pele ou tipo de cabelo são motivos para torturas físicas e psicológicas. Nesse sentido, vale também ressaltar que crianças e vítimas dessa prática tendem a se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. (Vírgula) podendo sofrer com dificuldades de relacionamento e baixo rendimento escolar, além de problemas de saúde causados pelo desenvolvimento de doenças como bulimia, anorexia e depressão, que podem levar ao suicídio.
Convém ainda lembrar que o combate a essa questão é um grande desafio, visto que, (Sem vírgula) as vítimas de bullying sentem-se se sentem intimidadas e não procuram ajuda, preferindo isolar-se. Soma-se a isso, (Sem vírgula) o fato de professores e funcionários das escolas, juntamente com os pais dos alunos (Sem vírgula) não saberem como agir diante da situação, assistindo a tudo isso, muitas vezes, passivamente, o que colabora para o agravamento do problema.
Pode-se perceber, portanto, a gravidade do assunto e de como é importante entender e combater essa prática. Para que o combate a essa questão seja possível, (Sem vírgula) é necessário que o Governo invista no debate sobre o assunto, promovendo palestras nas escolas a fim de conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre as consequências dessa prática e de como agir diante da situação. Ademais, é preciso que as mídias utilizem de seu poder de propagações de informações para promover um debate sobre o assunto em escala mundial, além de incentivar as vítimas a denunciarem seus agressores, para que estes sejam punidos adequadamente.
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |