Em busca de alternativas para combater as práticas de Bullying na escola - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 19/05/2017

Status:

Corrigida
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São inúmeros os desafios que as escolas têm enfrentado em seu cotidiano, principalmente no que diz respeito aos tipos de violência que são disseminadas em seu interior, como exemplo, há o Bullying que tem sido uma das práticas violentas mais utilizadas por estudantes para agredir outros (Vírgula) seja de forma verbal, física ou moral. Estas ações além de serem discriminatórias e preconceituosas têm provocado graves danos ao estado emocional e físico de muitas crianças, jovens, adolescentes e adultos que são rotineiramente vítimas destas agreções,(Ponto final) isso tem deixando profundas marcas de isolamento, traumas e medo na trajetória escolar e nas relações interpessoais e sociais dessas pessoas.

As ações de Bullying na escola fazem com que a cada dia aumente a desigualdade nas relações de gênero (Por quê?). O bullying (Vírgula) por ser uma ação violenta e perigosa (Vírgula) precisa ser enfrentado, sendo que identificá-lo e buscar alternativas para combatê-lo é um desafio constante (Por quê? Evidencie isso no seu texto). É sabido que muitas das vezes o agressor(es) age de forma cruel e “discreta” buscando silenciar a(s) vítima(s). Identificar os causadores e as consequências que suas ações têm provocado na vida de suas vítimas não é tarefa fácil, há muitos obstáculos a serem superados em torno disso. Também é preciso que as escolas trabalhem de forma reflexiva e conscientizadora, proporcionando através de suas ações aprendizagens aos seus educandos onde em que eles aprendam a lidar com as diferenças, buscando viver de forma equilibrada harmoniosa e respeitosa e cabe à escola lhes direcionar a este caminho. Em suma, as escolas ainda precisam refletir sobre suas práticas, precisam aprimorar sua estrutura educacional adaptando e replanejando sua ação socioeducativa para que possa atuar de forma mais proximal próxima ao contexto social que seus alunos vivenciam.

Enfim, as relações de poder que se estabelecem no desigual convívio entre vítima, agressor e com os telespectadores desta dura realidade, faz jus a uma reflexão da deficiente educação que é ofertada nas escolas. As instituições educativas por serem constituídas de diferenças precisam se conscientizar do seu papel, (Ponto final) Isso isto requer reformulação de seu currículo, buscar identificar os agressores e os problemas que tem causado a reprodução destes atos e estudar estratégias de intervenção com punições e com ações conscietizadoras é um dos grandes desafios das escolas.
 

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto, visto que as ideias presentes no seu texto estão desorganizadas. 

Reveja coesão e coerência.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200