Bullying não é diversão - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 19/05/2017

Status:

Corrigida
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Nas histórias em quadrinhos (Vírgula) produzidas por Maurício de Sousa, muitas foram às vezes em que a personagem Mônica recebeu apelidos pejorativos como "baixinha", "gorda" e "dentuça". A prática consiste no bullying, termo de origem inglesa, caracterizado por agressões verbais ou físicas que intimidem um indivíduo. Dessa forma, o autor que possui as crianças como público alvo, influencia ainda na infância atitudes hostis, cada vez mais presentes nas escolas do país.

Segundo uma pesquisa do Institudo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bullying cresceu de 5% em 2009 para 7% em 2012 entre estudantes brasileiros, o aumento deve-se aos padrões impostos pela sociedade (Quais padrões? Fale sobre eles no texto), na medida em que,(Sem vírgula) os que não os seguem são menosprezados. Ademais, alunos ofendidos têm maiores chances de participarem do recente jogo online conhecido por Baleia Azul, composto por 50 desafios, visto que, (Sem vírgula) o último é o suicídio. Desse modo, fazem-se faz-se necessários caminhos para eliminá-lo entre os jovens.

Assim sendo, o desempenho da instituição de ensino progride, já que a humilhação sofrida é um dos principais motivos da evasão escolar. Bem como, evitam-se tragédias como a de Realengo, ocorrida no Rio de Janeiro em 2011, onde  em que um ex-aluno vítima de bullying matou por revolta 11 crianças e deixou 13 feridos.

Portanto, a fim de auxiliar seu combate, são imprescindíveis métodos. O governo deve direcionar verbas e selecionar profissionais capacitados para ministrarem palestras, de maneira que os alunos aprendam com o imperativo categórico de Immanuel Kant, isto é, portar-se conforme desejaria que os outros agissem, (Ponto final) Afinal (Vírgula) conforme Sir Arthur Lewis (Dois pontos) “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. Os professores precisam (Vírgula) também, separar uma aula na semana para conhecimento e apreciação das diferenças. Logo, a problemática será gradativamente minimizada no ambiente estudantil.
 

Comentários do corretor


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Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200