Nas histórias em quadrinhos (Vírgula) produzidas por Maurício de Sousa, muitas foram às vezes em que a personagem Mônica recebeu apelidos pejorativos como "baixinha", "gorda" e "dentuça". A prática consiste no bullying, termo de origem inglesa, caracterizado por agressões verbais ou físicas que intimidem um indivíduo. Dessa forma, o autor que possui as crianças como público alvo, influencia ainda na infância atitudes hostis, cada vez mais presentes nas escolas do país.
Segundo uma pesquisa do Institudo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bullying cresceu de 5% em 2009 para 7% em 2012 entre estudantes brasileiros, o aumento deve-se aos padrões impostos pela sociedade (Quais padrões? Fale sobre eles no texto), na medida em que,(Sem vírgula) os que não os seguem são menosprezados. Ademais, alunos ofendidos têm maiores chances de participarem do recente jogo online conhecido por Baleia Azul, composto por 50 desafios, visto que, (Sem vírgula) o último é o suicídio. Desse modo, fazem-se faz-se necessários caminhos para eliminá-lo entre os jovens.
Assim sendo, o desempenho da instituição de ensino progride, já que a humilhação sofrida é um dos principais motivos da evasão escolar. Bem como, evitam-se tragédias como a de Realengo, ocorrida no Rio de Janeiro em 2011, onde em que um ex-aluno vítima de bullying matou por revolta 11 crianças e deixou 13 feridos.
Portanto, a fim de auxiliar seu combate, são imprescindíveis métodos. O governo deve direcionar verbas e selecionar profissionais capacitados para ministrarem palestras, de maneira que os alunos aprendam com o imperativo categórico de Immanuel Kant, isto é, portar-se conforme desejaria que os outros agissem, (Ponto final) Afinal (Vírgula) conforme Sir Arthur Lewis (Dois pontos) “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. Os professores precisam (Vírgula) também, separar uma aula na semana para conhecimento e apreciação das diferenças. Logo, a problemática será gradativamente minimizada no ambiente estudantil.
Comentários do corretor
Não há tese.
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |