Diariamente (Vírgula) crianças e jovens são vitimas de agressões verbais ou físicas, sejam elas na rua, dentro de sua casa, no meio escolar, sendo este último o principal lugar que essas ações são cometidas (Por quê?) recebendo um nome especifico “Bullying”. Quando um desses receptores recebe (redundância)essas ações repedidas vezes diariamente, pode lhe causar danos fisicamente ou psicologicamente, no qual levam alguns a atitudes extremas, como o suicídio.
Os agressores envolvidos não possuem discernimento das consequências das suas ações na vida de suas vítimas. Aqueles que ao passarem pela fase de desenvolvimento e foram agredidos pelos seus colegas de classe ou por outros alunos da escola, por se destacarem pela cor da pele, pelo peso, classe social ou por simplesmente usarem óculos, acabam se tornando adultos retraídos, já que esses se alto excluem autoexcluem da sociedade por realmente acharem que são diferentes. Poucos conseguem não se abalar a esses afrontos, mas a grande maioria das crianças e adolescentes são prejudicados nas suas relações sociais, no desenvolvimento escolar, na sua formação quanto pessoa.
Dessa forma, é preciso que haja diálogo. Debates podem ser realizados dentro da escola envolvendo os responsáveis pelas crianças, profissionais especializados nesse assunto como psicopedagogo, psicólogos, juntamente com os alunos, abordando as conseqüências da prática do bullying, eventos também podem ser feitos pelos alunos para os alunos mostrando as diversidades que existe no próprio ser humano que devem ser respeitadas, assim todos compreenderam que a “diferença” é o que enriquece.
Comentários do corretor
Não há tese.
Faça um projeto de texto para que as suas ideias fiquem organizadas. Não limite a sua argumentação ao senso comum.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |