É recorrente vermos em noticiários, (Sem vírgula) questões sobre bullying. Segundo uma pesquisa de 2015 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatista (IBGE), constatou que 46,6% de estudantes já sofreram algum tipo de agressão na escola. Visto que comparado ao ano 2012 o número subiu cerca de 11,3%. Apesar dos números alarmantes, estamos dando pequenos passos para acabar com o bullying (Como assim? Reformule, tendo em vista que é contraditório de acordo com o que você menciona no período anterior).
O bullying pode ocorrer em vários contextos sociais, como escolas, famílias, locais de trabalho. Entretanto, o que parece ser um apelido inofensivo, causa no indivíduo que o recebe diversas consequências tais como: baixa autoestima, baixo rendimento, medo, abandono dos estudos, dificuldades em convívio social, depressão entre outros.
No entanto, existe algumas escolas que adotam medidas de combate, tal como: Semana Especial de Atenção ao Bullying que aborda através de debates, seminários e atividades, tendo como objetivo promover a socialização entre alunos e professores e a consolidação da autoestima das vítimas.
Logo, percebe-se que é de fundamental importância o comprimento de medidas preventivas que promova mais interação social, conscientização das consequências obtidas pela agressão, como encorajar as vítimas a denunciarem para que haja punições ao agressor. Mais Além disso, a criação de grupos de apoio, os quais auxiliem na solução dos problemas psicológicos gerado pelo ato abusivo, como também proteção aos alvos de serem agredidos novamente.
Comentários do corretor
Não use primeira pessoa no texto dissertativo-argumentatvo.
Discussões limitadas. Apresente um projeto de texto. Reformule a proposta de intervenção. Apresente fatos que possam evidenciar o problema.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |