Apesar de muitos acreditarem que o bullying é uma brincadeira inocente, o que na realidade é uma agressão, muito se discuti discute a respeito do que deve ser feito para que não ocorra, ou haja diminuição, de tal prática nas escolas, onde a mesma não prejudica somente a situação escolar do aluno, como também, (Sem vírgula) afeta a vida pessoal
Muitos têm medo ou até vergonha de dizer que está sendo vítima de bullying, (Ponto final) Com isso, é necessário a persistência, (Sem vírgula) por parte da direção escolar e da família, ressaltar que é de extrema importância que seja comunicado para os pais ou professores, (Sem vírgula) o que está ocorrendo. Palestras podem ser um meio, para orientar os alunos como enfrentar e agir, de forma correta, diante de uma situação como essa.
No entanto, os agressores não medem esforços para praticar o bullying, sem pensar nas consequências,(Sem vírgula) insistem em agredir, tanto fisicamente como psicologicamente, aqueles que consideram frágeis. Portanto, providências precisam ser realizadas, projetos escolares (Que tipo de projeto? Discuta no texto), por exemplo, é uma ótima alternativa para combater o bullying (Por quê?), orientando e conscientizando os alunos das consequências que o mesmo ocasiona para as vítimas.
Dessa forma, vimos que, (Sem vírgula) são várias as alternativas para a diminuição do bullying nas escolas, (Ponto final) Porém, é importante ressaltar que é essencial a persistência por parte da direção escolar para conscientizar os alunos, tendo em vista que o governo deve colaborar com os recursos necessários para que (Sem vírgula), o exposto acima,(Sem vírgula) seja realizado (Quais recursos?). Os meios de comunicação, como as transmissoras de televisão, podem colaborar com anúncios de conscientização, contribuindo assim, para um mundo melhor.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Reveja o uso da vírgula.
Discussões limitadas ao senso comum. Apresente fatos que possam evidenciar o problema acerca desse tema.
Faça um projeto de texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |