Agressões físicas e verbais, discriminação e apelidos repetitivos (Representa a mesma ideia do que é dito anteriormente. Desse modo, essa indormação é dispensável ao texto) são só alguns exemplos do “bullying” que o personagem Chris, da série de televisão “Todo Mundo Odeia o Chris”, sofria na escola. Fora das telas não é diferente, (Ponto final) Cada vez mais tem se tornado perceptível, no Brasil, o grande número de vítimas dessa violência. Apesar disso, a família, a sociedade e entidades governamentais, (Sem vírgula) normalmente exibem impotência e despreparo em relação ao manejo dessas manifestações.
Para Durkheim, a escola não é só um local de ensino formal, mas é também uma instância capaz de preparar o indivíduo para as relações sociais. Isso porque, (Sem vírgula) esse ambiente provoca a perpetuação de valores, crenças, normas e princípios (Quais? Dê exemplos). Assim, é crucial que a escola seja agradável, acolhedora, e que repudie qualquer tipo de atitude violenta. Caso contrário, a tendência é que os comportamentos hostis sejam reproduzidos pelos agressores ao longo da vida, inclusive em outros ambientes.
Outrossim, é válido salientar que as vítimas de intimidações sistemáticas podem tanto partir para uma atitude mais introspectiva, quanto reagir à violência assumindo o papel de agressor. Isso foi evidenciado no massacre de Realengo, em que um ex-aluno, motivado pela vingança contra os assédios morais, executou uma chacina no colégio. Ademais, é cabível enfatizar, conforme aponta Paulo Freire, que a sociedade vivencia uma “cultura de paz”, pois muitas testemunhas das agressões ignoram a situação e silenciam-se. Entretanto, a omissão é um forte empecilho para resolução dessa problemática.
Portanto, para acabar com o “bullying” nas escolas, é necessário que a família proporcione um ambiente de apoio, (Sem vírgula) capaz de estimular (De que maneira?) o jovem a expor os sentimentos e a praticar novas habilidades de defesa. Além disso, a escola em conjunto com psicólogos, (Sem vírgula) deve promover palestras e discussões em grupo para alunos e familiares, de forma a evidenciar a gravidade da violência sistemática e a implementar valores como tolerância, paciência, respeito e alteridade, com o intuito de desestimular os atos de agressividade e a tornar o ambiente propício para receber denúncias por parte das testemunhas e vítimas. Cabe ao Governo criar programas de treinamento contínuo para os profissionais da educação, com o objetivo de prepará-los para reconhecer e agir diante de agressões no âmbito escolar.
Comentários do corretor
Há boas discussões no texto. No entanto, elas precisam estar mais estruturadas no texto. Tendo isso em vista faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |