Bullying e escola: combinação nada a ver - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 16/05/2017

Status:

Corrigida
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O bullying tem sido cada vez mais recorrente nos dias atuais, inclusive no ambiente escolar. Visto que Isso pode gerar muitos transtornos para a vida do agredido e que é uma excelente oportunidade das escolas e a comunidade, antes mesmo que males ocorram, interagir mais com seus alunos sobre temas como esse.
 
A presença do bullying na sociedade atual é bastante notável, não ficando de fora o espaço escolar no qual passamos uma grande parte de nossa vida. Prova disso é a pesquisa feita pela extinta Ong Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência) revelou que 40% dos participantes disseram já ter sofrido ou ainda são vítimas de tal problema. Além disso, o problema demonstra grandeza e preocupação no espaço virtual, onde  em que muitos atuam de forma que achem que estão numa “terra sem lei”, já que podem manifestar seus pensamentos de modo anônimo acreditando que nunca serão punidos.

O ato do bullying pode causar muitos transtornos para a vítima, no caso de ser um aluno, ocorre, por exemplo, o isolamento social, a baixa autoestima e até mesmo pensamentos suicidas (Isso acontece só com os alunos? Reflita e reformule essa colocação). Bem como Pode ocorrer também de a vítima se tornar agressora, fazendo assim outras vítimas e tornando-se com isso um círculo vicioso. Entretanto, baseando-se nisso, a escola e a comunidade envolvida deve buscar interferir no processo de formação de seus filhos ou alunos, propondo maiores debates sobre temas sociais desse tipo seja em sala de aula ou em eventos abertos à comunidade.

Essas agressões (Quais? Você não citou no texto) morais e/ou físicas trazem muitos problemas, mas também é uma oportunidade de maior interação entre os membros de uma escola. Portanto, além de aplicar penalizações a quem pratica esse crime, como o castigo, deve-se buscar também medidas corretivas, (Sem vírgula) como atividades que visam ao  o respeito à dignidade da pessoa humana, fundamento tão importante e necessário para a harmonia de uma sociedade, defendido pela Constituição Federal do Brasil. Para isso, também é necessário, (Sem vírgula) que professores e dirigentes estejam preparados para enfrentar esse problema, (Sem vírgula) por meio através de capacitações voltadas para isso, (Ponto final) Assim (Vírgula) eles terão mais condições de desempenhar seu papel educativo e com o preparado certamente deixará de lado o papel que alguns fazem: a omissão.
 

Comentários do corretor


Exponha no parágrafo de introdução o que será abordado no texto, pois ela está limitada.

Problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência.

Não use primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo.

Discussões limitadas ao senso comum. Apresente ideias que possam estruturar o problema em questão.

Reveja o uso da vírgula. Reformule o parágrafo de conclusão. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200