- Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 15/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme "Karatê Kid" ilustra bem o que é o bullying: um menino negro se muda para um país de maioria branca e passa a sofrer agressões físicas e verbais de seus colegas de escola, ao fim ele se torna um campeão de karatê e ensina aos outros que todos são iguais independente de cor, raça, etnia, classe social, religião entre outros. Longe dos cinemas (Vírgula) nem sempre o final é feliz e as vítimas podem se tornar pessoas deprimidas e até cometer suicídio. Como um em cada cinco casos de bullying ocorrem entre crianças e adolescentes (Onde essa informação foi apresentada? A evidencie no texto) é preciso mudar a forma de pensar destes jovem e eliminar a crença de um estereótipo de pessoa perfeita.

Como citado anteriormente, é preciso que os meios de comunicações sociais desvinculem essa idéia de modelo ideal de pessoa e de vida (Que ideial é esse? Apresente no texto, pois essa informação está vaga), o que causa uma alienação dos indivíduos e discriminação com os que não seguem esse padrão. Ademais, é necessário oferecer tratamento e ajuda para as vítimas e para os agressores, (Sem vírgula) que (Vírgula) em sua grande maioria (Vírgula) vem de famílias desestruturadas ou até que já foram vítimas de bulling em seu passado.

Mediante o exposto acima, as mídias devem transmitir propagandas que repudiem qualquer tipo de agressão, (Sem vírgula) e promover a pluralidade cultural em seus programas. O Mec (Ministério de Educação e Cultura) deve ofertar palestras obrigatórias sobre bullying nas escolas incentivando a comunicação dos alunos com os pais e coordenadores escolares sobre o que está ocorrendo com eles, e formar convênios com o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) disponibilizando assistência psicológica e social, (Sem vírgula) para crianças e jovens menores de idade que apresentam comportamento agressivo e também para as vítimas da intimidação.
 

Comentários do corretor


Boa introdução.

Discussões, no parágrafo de desenvolvimento, estão limitadas. Articule os fatos que foram apresentados. Faça um projeto de texto.

Reformule a proposta de intervenção, visto que ela é apresentada de modo superficial, não é desenvolvida.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200