Originalmente do termo "bully" que significa “valentão, brigão”, o bullying é hoje um dos graves problemas que enfrentamos em nossa sociedade. Caracterizado por agressões físicas e verbais, o bullying se faz presente em escolas por todo o mundo. Nesse sentido, torna-se nítida a necessidade da discussão do tema: (Vírgula) seus inúmeros danos, consequências e punições aos aqueles que praticam.
Em uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 46,6% dos alunos entrevistados disseram já ter sofrido algum tipo de bullying por colegas na escola. Esse tipo de situação pode causar sérios problemas aos estudantes (Vírgula) sendo eles: baixo desempenho escolar, problemas com auto-estima, dificuldades nos relacionamentos sociais, até um dos mais preocupantes como a depressão. Por razões como esta, a presença do bullying no dia á a dia de nossas escolas precisa ser discutida, (Ponto final) É terminantemente necessário que os alunos debatam sobre o assunto e saibam que existe sim, punição a aqueles aos que praticam esse tipo de agressão.
O bullying, na maioria das vezes (Vírgula) é uma prática onde em que agressores têm o consentimento daquilo que estão fazendo, dizendo. Desse modo (Vírgula) caracteriza-se a violação de preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Código Civil Brasileiro, e que se comprovado for, o bullie (praticante de bullying) ou seu responsável, podem responder pelas agressões sob pena de multa. Caracterizando (Sem vírgula) assim, não apenas um problema escolar (Vírgula) mas um tema plausível a discussões sociais e civis.
É inegável os problemas que práticas como o bullying, (Sem vírgula) podem causar a uma sociedade como um todo. Por isso, é preciso abordar o tema não somente em ambiente escolar e sim, (Sem vírgula) tratar o assunto como um problema social, exigindo debates e comprimento de leis. Questões como estas não podem e não devem ser banalizadas.
Comentários do corretor
Não use primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo.
Reveja o uso da vírgula, coesão e coerência. Faça um projeto de texto, visto que há uma limitação na sua argumentação.
Reformule a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |