A violência continua, porém não devemos nos intimidar! - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 14/05/2017

Status:

Corrigida
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A falta de segurança em si ou a violência enfrentada no cotidiano de um jovem pode causar sérias consequências a uma pessoa. Esta pode querer revidar o que sofre ou deixar para lá e continuar sofrendo. A série Os 13 porquês, nos mostra a personagem principal Hannah, uma garota simples, que vive treze situações que a levaram a desistir da vida, devido ao bullying que sofria. Para muitos, pode parecer uma forma de se defender, porém ao agredir alguém psicologicamente ou fisicamente, estamos contribuindo para aumentar a violência, o que não é bom, pois estamos prejudicando outra pessoa.

A vítima de bullying pode deixar a pessoa com baixa auto estima (Como assim? Reformule, pois está confuso), ansiedade entre diversos impasses, ao ver ou achar que não tem ninguém para pedir ajuda, a pessoa continuará sofrendo, sem protestar e nem buscar socorro. Devido a isso, uma pesquisa realizada pela Carta Capital nos revela que, (Sem vírgula)  60% dos entrevistados já disseram que sofreram agressões na escola e (Vírgula) desse total, 50% ainda afirmaram que seus companheiros de turma viram, mas ficaram calados, provavelmente, por medo. Diante disso, vemos que a incidência é muito grande dessa violência.

Muitas vezes (Vírgula) a família não tem muito contato com seus os filhos por causa do trabalho, nem os vê frequentemente, assim não eles não tem diálogo algum com as crianças, tornando as vítimas de bullying inseguras para dialogar com seus pais.

Portanto, medidas são importantes para acabarmos com esse problema. As escolas, instituições de ensino, (informação dispensável, visto que a escola é uma instituição de ensino) poderiam criar um programa com bancadas livres ou um site para realizarem denúncias sobre as agressões que certa pessoa vem sofrendo, (Ponto final) Mas também os pais dos jovens precisam ficar mais atentos no comportamento de seus filhos (Vírgula) conversando sempre com eles e apoiando-os da melhor forma, para que se um dia o indivíduo sofrer bullying, pode possa recorrer a família sem medo, (Ponto final) Logo (Vírgula) eles poderão encaminhar o filho a um psicólogo que possa ajudá-lo. Como disse o filósofo Jacques Rousseau, (Dois pontos) "A natureza faz o homem bom, mas a sociedade o corrompe", (Ponto final) Logo (Vírgula) não podemos deixar que certas situações nos deixem para baixo ou que nos agridam, é preciso pedir ajuda se necessário e nunca desistir.

Comentários do corretor


Não use primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo. Lembre-se de que ele deve ser escrito em terceira pessoa. 

Discussões limitadas. Reveja coesão e coerência. Faça um projeto de texto, visto que as ideias do seu texto estão confusas. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200