O bullying é um tipo de agressão verbal ou física repetitiva que é utilizado para intimidar suas vítimas e, muitas vezes, até ridicularizar. É uma prática muito cruel praticada que está presente no ambiente escolar e que afeta substancialmente aqueles indivíduos que não se encaixam no padrão de beleza considerado o ideal para a sociedade (Vírgula) envolvendo (Vírgula) também (Vírgula) aspectos culturais e religiosos. Contudo, ele tornou-se cada vez mais frequente dentro das escolas (Vírgula) e ainda se encontra encontra-se distante de ser completamente resolvido, uma vez que ele pode ocorrer em qualquer contexto social (Reformule essa ideia, visto que ela está confusa). Logo, ele é uma forma de violência que é prejudicial ao alvo das ofensas e que pode trazer transtornos emocionais e psicológicos.
Querer sentir-se poderoso, ter uma boa imagem de si são fatores que levam o autor a praticar o bullying. São pessoas que não aprenderam a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é uma barreira para deixar de agir. Nesse contexto, eles desrespeitam e discriminam suas vítimas, pois para os autores a prática da opressão é algo prazeroso. Entretanto, para quem sofre, não é brincadeira, não tem graça e pode deixar marcas (Quais?) . Assim, pessoas com baixa autoestima, retraídas tanto no lar quanto na escola (Vírgula) são as mais vulneráveis a essa forma de violência, visto que dificilmente conseguem reagir.
O número de casos de jovens submetidos a situações de humilhação vem crescendo, diz uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a saúde do estudante brasileiro. Não obstante, existem diferenças entre o bullying praticado por meninos e meninas. Aquele que é praticado por meninos é, geralmente, mais expansivo e agressivo (Por quê? Explique isso no texto). Já aquele realizado por meninas se apresenta de forma mais velada. De uma forma geral, quando as vítimas procuram ajuda há uma tendência para que as provocações cessem. Dessa forma, o diálogo torna-se o principal meio de combate a essa prática impiedosa e é preciso ficar atento as mudanças no comportamento dos alunos.
Em suma, os professores devem conversar com seus alunos e ouvir atentamente reclamações e sugestões em local adequado, assim como estimulá-los a relatarem os casos e interferirem diretamente nos grupos para quebrar a dinâmica do bullying. Além disso, a escola deve estimular lideranças positivas e criar regras de disciplinas para a classe através por meio da participação efetiva de seus alunos prevenindo, assim, futuros casos. Tais medidas irão combater eficientemente o bullying dentro do ambiente escolar e proporcionar a chegada de soluções satisfatórias de modo a amenizar essa prática.
Comentários do corretor
As ideias do parágrafo de conclusão estão confusas. Reformule.
Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver o texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |