Em Esparta os homens passavam constantemente por humilhações (Quais humilhações? Discuta no texto), (Ponto final) Os seus líderes tinham a intenção de criar soldados semelhantes a ferramentas. Ainda hoje essa prática repugnante é usada como forma de controle social, (Ponto final) Na visão de Max Weber é uma forma de poder ilegítimo sustentado pela violência,por isso se vê necessário meios para acabar com o bullying,para se ter uma sociedade mais digna e civilizada.
A prática (Qual prática?) está evidenciada ao perceber os dois personagens principais desta trama,os agressores e as vítimas.Os ofensores (Vírgula) em sua grande maioria,são jovens coagidos a ferir o restante, (Sem vírgula) pelo medo de serem as próximas vítimas.Desta forma (Vírgula) se juntam ao grupo para se sentirem protegidos. Em condições normais nada fariam a outros, assim como os alemães durante a segunda guerra, que eram pressionados pelos superiores a fazerem atrocidades.É nestas condições que Hobbs diria que o homem é o lobo do próprio homem.(Ideias confusas. Reformule)
Não só a violência é praticada em grupo, como também as vítimas são incapazes de reagir. Logo (Vírgula) não são escolhidas pela cor,raça,ou religião (Como assim? Reflita sobre essa informação. De fato, isso não acontece?). (Vírgula) mas pelo fato de demonstrarem fragilidade em consonância a sua solidão (Tipo de construção clichê).Esse estado de espírito pode ser consequência de uma doença (Dê exemplos) ,problemas em casa ou por mera dificuldade em fazer amigos. As brincadeiras no inicio parecem inocentes,mas evoluem para humilhações e agressões pesadas (Dê exemplos) .As consequências desta violência vão desde isolamento,até o suicídio e “vinganças”,como ocorrido em Realengo em 2011.
Recai sobre os adultos que ajudam a lapidar o futuro desses jovens (Quais jovens? Os violentos ou os agressores?), interromper tragédias futuras.Os pais devem identificar desde cedo de um comportamento de seus filhos que possam ser de agressores ou vítimas, para dar a eles tratamento com psicólogos e para evitar que o dano a personalidade das crianças afete sua vida adulta.Em casos extremos,se ver faz-se necessário (Vírgula) com o apoio da polícia (Vírgula) levar os agressores que já estão com conduta nociva, (Sem vírgula) a centros de reabilitação (Como assim?), para que assim possam viver em sociedade quando adultos,prevenindo problemas maiores.
Comentários do corretor
No primeiro parágrafo, que é o de introdução, a relação que você faz sobre os líderes de Esparta com o bullying não fica clara. Reformule.
Reveja coesão e coerência. Faça um projeto de texto.
Argumentação limitada.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |