A verdadeira solução para o Bullying está dentro de nós. - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 11/05/2017

Status:

Corrigida
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O Bullying, palavra inglesa utilizada para definir o comportamento violento de agressão e intimidação sofrido por milhares de crianças e adolescentes pelo mundo, é assunto constante da pauta de reuniões de pais e professores. Nestas reuniões, o único consenso que se chega é que a solução final parece inalcançável (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto). No entanto, haveria algum caminho para acabar de vez com este (esse) problema nas escolas?

A falta de respeito e de empatia são características comuns aos agressores, (Ponto final)  estes muitas vezes desequilibrados emocionalmente procuram na violência uma forma de expurgar sua irá (ira), resultante de frustrações emocionais e de maus exemplos comportamentais (Dê exemplos. Desenvolva mais essa ideia nesse parágrafo de desenvolvimento). A falta de conselhos, exemplos e atenção, (Sem vírgula) que estes (esses) jovens não receberam de seus pais, são provavelmente a maior fonte de suas atitudes negativas.

É comprovado (Por quem?) que o maior controle sobre as interações sociais das crianças, (Sem vírgula) pode reduzir em muito o número de ocorrências deste tipo de situação. Porém, desta forma, (Sem vírgula) não estamos (Não use primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo) atacando o mal pela raiz, agindo na consequência e não diretamente na causa do problema, a motivação que estas (essas) crianças tiveram para reagirem desta (dessa) maneira.

Logo, o problema do Bullying, nos colégios, (Sem vírgula) pode sim alcançar níveis muito baixos com a repreensão através (por meio) de pais e professores. Mas a medida definitiva que irá mudar o comportamento permanentemente destas crianças, tornando-as cidadãos mais humanos e compreensíveis, será a medida do amor e do exemplo. A aproximação, a conquista da intimidade entre pais e filhos, de forma a suprir todas suas carências e faltas, não deixará espaço para revoltas e amarguras, que resultariam em agressões. Somente o amor e o exemplo podem influenciar de verdade para o fim destes episódios.
 

Comentários do corretor


Cuidado ao usar primeira pessoa no texto.

Discussões limitadas. Algumas delas estão presentes no senso comum. Faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento da sua argumentação. Apresente fatos que possam evidenciar, de fato, o problema.

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200