Na escola existe uma grande variedade de pessoas, com diferentes estilos e personalidades (Dê exemplos), e com todas essas diferenças, (Sem vírgula) é muito comum a prática do bullying. Se engana quem pensa que o bullying é apenas uma agressão física, ele também pode ser uma agressão sexual (Explique como o bullying se desenvolve no âmbito sexual), psicológica, verbal e virtual. Muitas pessoas veem isso como uma brincadeira entre alunos, mas a partir do momento que passa a incomodar e/ou machucar a vítima, já deixa de ser uma simples brincadeira.
A verdadeira preocupação só chegou às instituições em 2016, ano em que a prevenção e combate à prática se tornou lei no Brasil, isso significa que a luta ainda é recente e precisa ser valorizada. Muitas vezes o bullying ocorre por conta da relação desigual de força e poder, alunos mais fortes batendo nos mais fracos, os que se acham superiores (Dê um exemplo disso) pensam que podem ofender e machucar os outros. (Desenvolva as ideias aqui presentes. Discuta isso de forma mais elaborada no texto)
Portanto, é evidente que esse problema deve ser analisado e discutido, (Ponto final) Primeiramente(Víirgula) em casa, o apoio familiar é de muita importância, o ambiante (ambiente) em casa deve ser de acolhimento, (Sem vírgula) e não de repulsa. Um castigp (castigo) severo dos pais no agressor pode piorar tudo (Dê um exemplo). Entretanto, é necessário a abordagem do tema nas escolas, (Sem vírgula) dentro e fora da sala de aula, e em todos os lugares possíveis de divulgação, (Ponto final) a instituição pode realizar palestras, gincanas, (Sem vírgula) e outras atividades que possam aproximar os alunos. Claro que o problema não vai sumir de uma hora pra para outra, mas daqui a um tempo serrá possível evitar.
Comentários do corretor
Discussões limitadas. Articule o seu ponto de vista. Desenvolva um projeto de texto.
Reveja o uso da vírgula. Estude coesão e coerência.
Cuidado com a marca de oralidade no texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |