Um caminho difícil - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 11/05/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos problemas atuais e intrínsecos às escolas é o bullying. Nos diversos centros de ensino no Brasil, há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência desse tipo de violência física e psicológica no ambiente escolar, podendo gerar consequências muito graves por conta disso. Em 2016, a prevenção e o combate à pratica dessa violência virou lei no país. Contudo, agora é necessária a identificação das verdadeiras causas dessa violência e como intervir de forma eficaz.

O bullying nada mais é do que o comportamento violento assumido por alguns indivíduos, (Sem vírgula) que discriminam, humilham e chegam à agressão física a outras pessoas. Nas escolas brasileiras, essa prática é constante e muitas vezes omitida pela direção e professores, até porque muitas vezes ocorre fora da visão dos adultos, e as vítimas não reagem às agressões. Nos Estados Unidos, no ano de 1999, dois estudantes que, segundo registros, sofriam bullying na escola mataram vários alunos, (Ponto final) Esse fato ficou conhecido como Massacre de Columbine, assim como em uma escola em Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, um estudante que também sofria a mesma violência matou 12 alunos no ano de 2011.

Recentemente, o Congresso Nacional brasileiro aprovou a lei que obriga as escolas a adotarem medidas de prevenção e combate ao bullying em todo o território nacional. Contudo, o ambiente familiar ruim com a falta de afeto em casa (informação dispensável) predispõe o jovem a praticar a violência nas escolas, sem deixar de dizer da violência da mídia (Qual?) e redes sociais, tornando os jovens mais agressivos. Portanto, não basta só punir, é preciso intervir na base do problema, ou seja, no seio familiar.

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de se discutir a questão e o papel da escola e dos responsáveis nessa luta. Em primeiro lugar, o poder público, criador da lei que incentiva o combate à prática, pode fiscalizar as instituições e fazer valer o que está na lei contratando, inclusive, mais psicólogos para os colégios e promovendo treinamentos. A mídia pode denunciar os casos, a fim de facilitar o trabalho do governo e, é claro, conscientizar a população. Deve, também, por meio de ficções, levar a discussão à família, mostrando a importância de o assunto ser tratado em casa. A escola, então, pode chamar os pais ao debate e, com palestras e reuniões em grupo, mostrar o seu papel nessa prevenção. Só assim será possível evitar que, no Brasil, ocorra tragédias em escolas.
 

Comentários do corretor


Discussões limitadas, mas pertinentes ao tema. Articule e desenvolva as ideias que estão no texto.

Faça um projeto de texto. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200