A escola é composta por professores, inspetores, funcionários, pais e alunos, estes a razão desta organização (Qual organização? Observe que ficou confuso, vago). No Brasil, os alunos são das mais variadas raças, (Sem vírgula) e por isso ( "por isso" entre vírgulas) com os hábitos familiares e culturais diferentes dos outros colegas na escola (Dê exemplos), (Sem vírgula) pode ser a motivação para conflitos como o bullying , (Ponto final) A solução pode ser muito simples (Dois pontos) basta apenas preparar a convivência no ambiente escolar.
Geralmente (Vírgula) o estudante tímido (Vírgula) e que pouco fala, sofre muito com o bullying porque se não disser o problema, o agressor irá continuar a atacar indefinidamente. A escola deve ter a sensibilidade de identificar os mais quietos e promover uma gincana que desenvolva o hábito de falar e essa característica irá ajudá-los a se defender ou procurar ajuda. (Discussão limitada)
Os pais devem manter atenção triplicada no comportamento do filho tanto para vítima como quanto para agressor (Vírgula) e atuar imediatamente no comportamento para restabelecer o equilíbrio do jovem. A atuação dos pais já no início do problema garante que o jovem cresça com ética e respeito pelo ser humano. (Discussão limitada)
A escola e seus os funcionários aliados aos professores (Como assim?) devem divulgar e exigir os comportamentos mínimos de convivência escolar. Começando pela matrícula na escola o coordenador pedagógico fará um questionário para conhecer a família e o aluno e em caso de dúvidas procurar a escola anterior como referência. Sabendo quem é o aluno e os pais fica mais fácil exigir um comportamento uniforme entre os colegas. (Reformule)
O esforço em busca da eliminação do bullying deve ser constante e eficiente quanto ao tratamento das questões. Atividades pedagógicas para incentivar os tímidos a argumentar melhor (Dê exemplos), aliado aos pais que monitoram os comportamentos (Vírgula) e com os funcionários da escola comprometidos com o respeito a diversidade se aproximará do resultado extinção do bullying. Em todos os casos a vontade deve ser unida para produzir o resultado requerido para os pais, alunos e professores.
Comentários do corretor
O texto apresenta discussões limitadas e presentes no senso comum. Apresente fatos. Evidencie o seu ponto de vista. Faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento da sua argumentação. Reformule o parágrafo de introdução.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |