O “Bullying” (Vírgula) que remete ao termo “valentão” na língua inglesa portuguesa, ocorre com muita frequência dentro da comunidade escolar, podendo levar a vítima a cometer suicídio.
Esses atos violentos (Quais? Não foi citado no texto) quanto verbais (Os atos verbais não são violentos? Relflita e reformule, pois ficou confuso) são demasiadamente apagados da vista dos professores, responsáveis e familiares. (Vírgula) causando a vítima, que e é na maioria adolescentes e é pré-adolescentes (Vírgula) a falta de aprendizagem.
De acordo com o livro “Bullying-mentes perigosas nas escolas” a psiquiátrica Ana Beatriz Barbosa Silva cita (Problema na construção de sentido. Reveja coesão e coerência): “As crianças tendem a se comportar em sociedade de acordo com os modelos domésticos”, ou seja, vai além de uma “brincadeira” e sim de uma influência que ocorre dentro da casa do agressor e é levada para a escola.
É necessário (Vírgula) diante dos argumentos expostos (Vírgula) uma maior conscientização, (Sem vírgula) para com os alunos e o meio escolar, além de orientação e pena mais severas (severa) aos agressores (Quais? Cuidado com esse tipo de colocação. Reformule), para que haja uma convivência saudável entre adolescentes.
Comentários do corretor
Reformule o parágrafo de introdução. Apresente o tema e as colocações que você vai desenvolver ao longo do texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Discussão limitada. Desenvolva um projeto de texto para te auxiliar no desenvolvimento da argumentação. Apresente fatos para evidenciar o seu ponto de vista acerca do assunto. Reveja o uso da vírgula.
Reformule o parágrafo de conclusão.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |