O bullying é um assunto que vem sendo muito comentado e estudado ao passar dos anos (Por quê?), mas que só agora teve um importante destaque devido a série “Os 13 Porquês” (Será que só agora isso veio à tona? Reflita), (Sem vírgula) que se baseia nesse assunto. Podemos afirmar que, a maioria das agressões são psicológicas e físicas, visto que podem causar grandes impactos na vida das vítimas.
“Nerd”, “bichona”, “baleia” são os tipos de apelidos que ferem o psicológico da vítima, além das agressões físicas (Dê exemplos) que muitas vezes podem acontecer.
Nesse sentido, como afirma Newton, “para uma ação há uma reação”. Ou seja, algumas pessoas que receberam uma ação, seja de agressão psicológica ou física, tiveram uma reação no futuro, seja boa ou ruim.
O bullying pode ser um assunto que ainda vai causar muito impacto futuramente (Por quê?), (Ponto final) portanto, falar sobre esse assunto vai ser de grande ajuda, seja em palestras ou em blogs, fazendo campanhas em escolas. Toda ajuda é bem-vinda.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não use primeira pessoa.
Não há proposta de intervenção. A discussão do assunto está limitada. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista. Faça um projeto de texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |