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Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 10/05/2017

Status:

Corrigida
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O Bullying é caracterizado por agressões intencionais, verbais e/ou físicas (Vírgula) realizadas de modo repetitivo. É recorrente em diferentes ambientes-escolas, universidades, família, trabalho- atingindo, principalmente, crianças e adolescentes (Reformule esse período). Apelidos pejorativos como baleia, CDF, palito, burro- além do uso da violência física-chutes, socos, empurrões-realizados por um indivíduo ou grupo contra uma pessoa caracterizam o bullying. A prática deste tipo de violência apresenta-se como um grave problema que deve ser combatido.

Quem pratica tal ato violento se considera o ‘valentão’, o popular da escola superior aos demais que no fundo necessita é de amor e atenção e um belo corretivo (Tipo de construção piegas). Os pais tem que ficar atentos em relação aos seus filhos, praticar o diálogo constantemente, acompanhar a vida escolar do filho e acaso notar algum comportamento estanho procurar ajuda médica (psicológico-psiquiátrica). Pois, justamente o problema se encontra aí: a família não é bem estruturada, além de não fornecer o suporte adequado à criança/adolescente tendo como resultado um indivíduo que vê na pratica do bullying uma válvula de escape.

É no ambiente escolar, principalmente, que o bullying tem mais ocorrência (Explique o porquê disso). Decerto, há consequências diretas no processo de aprendizagem do aluno que sofre com a agressão, uma vez que afeta diretamente seu desempenho escolar. A vítima (geralmente tímido, pouco social) sofre graves consequências como isolamento social, baixa autoestima, medo, ansiedade, automutilação, agressividade, podendo desenvolver depressão e praticar até mesmo o suicídio. Ademais, jogos disseminados em meios digitais (Facebook e Whatsapp) como, por exemplo, Baleia Azul tem como presa fácil crianças e adolescentes vítimas e até praticantes do bullying cujo objetivo final é levar o jovem ao suicídio. Indubitavelmente, é preciso eliminar esses atos de violência tão nefastos que acarretam problemas tanto no âmbito escolar quanto psicológico.

Destarte, o bullying representa um problema que traz sérias consequências tornando-se necessário ser eliminado da sociedade. É primordial, (Sem vírgula) a atuação conjunta dos pais/responsáveis às instituições de ensino sendo parceiras no combate ao bullying, desenvolvendo o diálogo e estando aberta à discursões sobre o assunto e ressaltando o respeito às diferenças e ao próximo. Ademais, o Ministério da Saúde deve ampliar e aprimorar o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), (Sem vírgula) às vítimas com tratamento e acompanhamento psicológico e psiquiátrico a fim de atenuar as consequências psicológicas deste tipo de violência. Traçando esses caminhos, será bem mais fácil acabar com o bullying nas escolas.
 

Comentários do corretor


Discussões presentes no senso comum. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do assunto. Exemplifique algumas ideias para que elas não fiquem "soltas" no texto. Faça um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200