O bullying é qualquer forma de abuso físico ou psicológico, e isso apresenta-se, segundo Jacques Rousseau, como fruto das relações evasivas que corrompem o homem, problema este que deve ser combatido a fim de não gerar consequências drásticas a felicidade, (Sem vírgula) e (Vírgula) portanto (Vírgula) à a vida humana, (Ponto final) mas (Vírgula) em uma sociedade tão diferente, seja por costumes ou personalidades, como garantir a empatia entre os jovens, (Sem vírgula) diante da constante rejeição entre eles?
Em virtude disso, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) afirma que 47% dos brasileiros sofrem com o bullying, número bastante avançado a um povo marcado pelos meios tecnológicos capazes de suprir os maiores obstáculos (Quais obstáculos?), (Ponto final) entretanto, é indubitável dizer que o avanço material não preenche as falhas existentes no tratamento pessoal (Quais falhas? Cite exemplos), o qual é hereditário e influenciador. São inúmeros os fatores que possibilitam esta intimidação, e a etnia torna-se percursora deste caminho, onde negros são inferiorizados pelos seus traços afrodescendentes, (Ponto final) além disso, muitos não dispõe de uma boa base familiar, (Sem vírgula) e acabam percebendo por si próprios, erroneamente, que a melhor maneira de se combater a violência, (Sem vírgula) é revidando com mais desse mal, (Ponto final) logo, esquecendo os valores éticos essenciais ao embate do ciclo de ofensas.
Por conseguinte, os principais efeitos dessa adversidade traduz-se na educação, sobretudo, (Sem vírgula) nas escolas, as quais em muitas ocorrências insistem em negar a gravidade exibida na humilhação das vítimas, e essas, (Sem vírgula)com pouca ou nenhuma chance de ajuda, desenvolvem distúrbios mais visíveis, como o repúdio associado a permanência naquele lugar (sala de aula), tristeza, dificuldades no aprendizado e lesões no corpo (agressão), enquanto outras sequelas são aparentes apenas quando transformam-se em problemas psicológicos graves que podem levar a depressão ou suicídio. É comum perceber casos em que a vítima converte-se ao agressor para tentar ser aceito por algum grupo social, mesmo que superficialmente, visto que muitos colégios não são capazes de notar que tais diferenças atuam como elementos excludentes.
Viver em sociedade é inevitável, e conviver ou aceitar as diferenças, sejam elas étnicas, físicas ou psicológicas, ainda não ocorrem inteiramente, (Sem vírgula) e percebe-se as instituições de ensino como os principais locais de tal intolerância. Para combatê-la é necessário a ação de supervisores ou psicólogos que indiquem o problema, e palestras que encoraje o aluno a lidar com a situação da forma adequada. Ademais, medidas que visem a conscientização dos pais sobre a situação escolar de seus filhos.
Comentários do corretor
Não há proposta de intervenção. Reformule.
Reveja o uso da vírgula. Faça um projeto de texto antes de desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará no desenvolvimento da sua argumentação.
Apresente fatos. Discuta o problema sem questionamentos do senso comum.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |