A questão do bullying na escola, (Sem vírgula) é um fenômeno muito presente nas salas de aulas, se tornando uma situação preocupante na vida pessoal dos alunos que são vítimas, (Ponto final) assim, é necessário uma análise crítica acerca do assunto.
Destarte, a sensibilidade da criança é relevante, visto que, (Sem vírgula) a maioria delas não revida a ofensa e sim absorve, gerando sentimentos de angústia. Ademais, o opressor tem a ideia que toda a diferença, (Sem vírgula) física ou mental da sua, (Sem vírgula) é motivo de zombaria, colaborando para afirmar que a educação ensinada é movida por parâmetros de estrutura corporal, em que não se pode ter alguém deficiente ou uma pessoa com algo do corpo a mais. (Discussão limitada)
Em consequência disso, vê-se, (Sem vírgula) o desrespeito e a falta de ética nas instituições de ensino, sendo a cada dia crescente, e vários indivíduos violentados psicologicamente por palavras e frases desastrosas. Fica evidente que Mário Sérgio Cortella, (Sem vírgula)estava correto ao dizer: “É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e acharmos que tudo é normal”. Além disso, a educação sendo um princípio fundamental na vida de um ser humano, ela precisa ter conrresponsabilidade social sobre o aprendiz, seja em casa ou na escola.
Dessa forma, o governo deve primeiramente organizar maneiras de conscientizar, (Sem vírgula) os cidadãos que tem filhos, em relação aos comportamentos deles com seus colegas, através das mídias e com a ajuda do Ministério da Educação (MEC) M.E.C, para que nas reuniões escolares seja tratada criticamente essa realidade. Outrossim, a família precisa agir de forma educadora e mostrar (De que maneira?) que todos nós somos iguais, por meio de programas educativos, conversando e com ações (Quais? Assim fica muito vago), dependendo da faixa etária da criança.
Comentários do corretor
Introdução pouco desenvolvida. Reformule.
Faça um projeto de texto para que as suas ideias fiquem estruturadas no texto. Reveja coesão e coerência.
Estude o uso da vírgula.
Reformule o parágrafo de conclusão.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |