É possível afirmar que o bullying é um fato que ocorre em muitas instituições de ensino, visto que por meio de tal tem-se a prática de violência física, verbal e emocional entre estudantes, de modo que nos últimos anos vêm-se registrando um grande número de casos de violência escolar. (Ideias limitadas)
Relativo ao ato de violência física, verbal e emocional, o bullying engloba desde a mais modestas das chateações, (Sem vírgula) como apelidos, (Sem vírgula) e brincadeiras de cunho mais pesado, a agressões de níveis maiores, (Sem vírgula)como ameaças, intimidação, opressão, violência física, emocional e moral (Reflita acerca dessa afirmação). Situações que levam as vítimas a se isolarem, terem problemas de comportamento, baixa autoestima, podendo adquirir transtornos maiores, como a depressão.
Dessa forma, portanto, cabe à escola articular projetos que eliminem a prática do bullying nas instituições de ensino (Quais projetos?), adequando o ambiente de modo que se estime a diversidade, tendo o potencial de estimular o respeito às diferenças através de temáticas ampliando, desse modo, a proposta simultaneamente com a família do corpo discente.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não há tese. Reformule o parágrafo de introdução.
Problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência. Faça um projeto de texto. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |