O papel da escola no combate ao bullying - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 05/05/2017

Status:

Corrigida
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O bullying é a manifestação da intolerância ao indivíduo considerado diferente e que ocorre principalmente no ambiente escolar. Lidar com o outro é um desafio para a sociedade como um todo (Por quê?), que acaba por demonstrar sua intolerância através de preconceitos e discriminações, (Sem vírgula) de caráter racial, social, religioso, político entre outros. Casos de bullying são comuns nas escolas (Vírgula) pois são nesses lugares em que os indivíduos se deparam com pessoas diferentes de si e de sua família pela primeira vez. Sendo assim, é importante que o ambiente escolar esteja preparado para que esse “confronto com o diferente” ocorra sem traumas para os estudantes.

O papel da escola na formação social do indivíduo é importante porque ela pode atuar como um ambiente neutro entre as diferentes famílias que compõe o ambiente escolar. O preconceito é reproduzido de forma sutil na sociedade e nos lares, e isso é captado pelas crianças. Um vídeo que se popularizou nas redes sociais mostra crianças em frente a bonecos de cores preta e branca (Que vídeo? Deixe explícito). Quando questionadas pelo pesquisador sobre qual boneco era mau e qual era bom, o boneco negro era indicado pela maioria das crianças como sendo o mau, e o branco como o bom. Na escola, esses conceitos deturpados da sociedade podem ser reorientados pelos educadores através de experiências práticas com os alunos, para que assim sejam vistos os equívocos e não haja discriminações.

Contudo, as escolas têm se limitado a trabalhar o tema da diversidade nas aulas de histórias, (Sem vírgula) ao falar sobre os indígenas, afrodescendentes e imigrantes. Não há uma abordagem mais prática sobre o que é considerado diferente na sociedade atual, como a questão da obesidade infantil, do machismo, do preconceito com homossexuais etc. E ainda, os professores, que podem presenciar os casos de bullying e assim direcioná-los aos responsáveis, lidam com salas superlotadas e falta de valorização pelas escolas, o que atrapalha o monitoramento dos casos de agressões. (Discuta mais os tópicos apresentados)

É possível concluir que as escolas possuem papel fundamental no combate aos casos de bullying. Porém, para que um trabalho eficiente seja feito nesse ambiente, é necessário que haja um plano de ensino de cada escola para trabalhar com o tema da diversidade, com uma abordagem condizente à realidade dos estudantes e da sociedade atual. E ainda, que a educação seja priorizada pelos governos, principalmente os municipais e estaduais, que cuidam da maior parte do ensino básico e médio, com investimentos de maiores quantias de dinheiro, para que assim, os professores sejam valorizados e para que haja um ambiente escolar digno.

Comentários do corretor


O texto está bem estruturado, no entanto é interessante apresentar mais fatos que possam comprovar o seu posicionamento acerca do tema. 

Você está no caminho. Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200