Um dos males da sociedade atualmente é a consciência que cada um é detentor da verdade absoluta, ou seja, cada pessoa é conhecedora do que deve ou não ser considerado normal e padrão para a sociedade. Com essas visões diferenciadas surgem pessoas que acreditam que caso alguém seja diferente do “padrão” pré-estabelecido pela sociedade esta pessoa deve ser excluída e/ou tratada diferente dos demais. Algumas dessas agressões deixam marcas para a vida toda, e até mesmo apelidos que antigamente eram tidos como normais (Dê exemplo), hoje em dia pode-se observar que trazem consequências (Quais consequências?) aos que sofreram com isso. O Bullying é uma forma de agressão física, verbal, com a finalidade de inferiorizar o outro e que geralmente começa a ocorrer na escola. Questiona-se então, (Dois pontos) como acabar com o Bullying na escola?
Primeiramente, o Bullying deve ser identificado e os praticantes devem ser repreendidos, (Ponto final) não é adequado crianças desenvolverem esse tipo de comportamento, posteriormente, deve ser ensinado, principalmente no ensino infantil, a respeitar o próximo, criar meios de que as crianças desenvolvam melhor as amizades, com respeito, cooperação, se colocando no lugar do outro, isso pode ser ensinado, assim como matemática e português, o respeito ele é ensinado e deve ser praticado, as crianças não nascem diferenciando negros de brancos, gordos e magros, baixos e altos, elas são ensinadas a diferenciar pois os adultos são assim e disseminam estes preconceitos e aplaudem seus filhos quando agridem o outro que é tido como mais fraco, (Sem vírgula) numa demonstração de poder. Por isso e outros motivos, a depressão só aumenta em diversos países inclusive no Brasil. (Discussão limitada ao senso comum)
Logo, conclui-se que respeito é a palavra chave para acabar de vez com o bullying, a partir do momento que o foco se torna a educação e o respeito qualquer tipo de agressão, preconceito, etc acabam. Se uma pessoa for agredir o próximo não terá apoio para tal ato e será logo “excluída” do meio, (Ponto final) isso faz com que obrigatoriamente a pessoa respeite o outro, não é necessário concordar ou deixar de ter opinião, mas respeitar é imprescindível.
Comentários do corretor
Não há tese.
Discussões limitadas. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Faça um projeto de texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |