Apelidos, palavrões, atitudes agressivas é são uma das formas de praticar o bullying por uma pessoa ou em grupos o qual tem uma relação desigual de forças entre a vítima e o praticante da ação. Ultimante é uma ação que vem persistindo no Brasil principalmente entre adolescentes que estudam.
Pode-se mencionar, por exemplo (Vírgula) em uma escola, (Sem vírgula) um aluno colocar apelido no seu colega o qual ele não aceita e não gosta (Vírgula) e mesmo assim persiste, é uma ação não muito agradável, que em consequência disso, pode prejudicar o rendimento do aluno na sala de aula, no comportamento dentro e fora da escola, na maioria das vezes (Vírgula) com esses constrangimento o aluno não procura a instituição para que as decisões sejam tomadas e simplesmente a direção fica sem saber o que acontece dentro do ambiente. Quando a agressão verbal passa a ser física ultrapassa todos os limites (Virgula) na maioria das vezes (Virgula) deixa a vítima em estados graves e em outras provocando a morte sem ao menos a vítima ter chance de se defender, ir em busca de ajuda, uma causa a qual chega a esse ponto de tirar uma vida é porque a vítimas sofre as ações (Víirgula) mais não procura uma autoridade, não procura uma forma de se defender ou até mesmo por medo, pode sofrer ameaças. (Fatos presentes no senso comum)
Em vista dos argumentos apresentado (Vírgula) como o bullying tem uma intensidade maior entre adolescente, deve ser trabalhado em escola palestra com pessoas de autoridade (Que pessoas seriam?) explicando sobre a lei que ampara, oferece proteção a essas vítimas, palestra para a sociedade em geral para estarem preparados a qualquer mudanças de comportamentos de seus filhos, podendo ajudar.
Comentários do corretor
"Bullying na escola: por que ocorre?".
Não há tese. Reformule o parágrafo de introdução. Reveja a estrutra do texto dissertativo-argumentativo.
Problema na construção de sentido no texto. Reveja coesão e coerência.
Não há proposta de intervenção. Reformule o parágrafo de conclusão.
Apresente fatos que possam evidenciar o problema. Faça um projeto de texto.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |