Na série "13 reasons why", a protagonista Hannah Baker é alvo de insultos, agressões e exposição nas redes sociais, (Observe a falta de coesão e coerência) ações cometidas por seus colegas de escola. Tais atos conduzem a personagem a um fim trágico, pois a pressão psicológica e a falta de apoio a levam a tirar a própria vida. Fora da ficção, a realidade brasileira assemelha-se a do seriado, tendo em vista que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 47% dos estudantes afirmam serem vítimas de algum tipo de bullying.
O Brasil possui uma lei específica contra o bullying (Qual?), o que representa um grande avanço no combate à essa violência. No entanto, sabe-se que agressões que caracterizam essa problemática são, constantemente, confundidas com brincadeiras, devido à falta de informações por parte dos pais e dos alunos. Assim, tornando-se parte da rotina dos estudantes. De acordo com o referido, a frase de Douglas Barbosa ilustra bem o impasse: "não adianta dar leis aos homens, se antes não os educarmos a respeitá-las". (Tipo de construção confusa e limitada. Reformule)
Outrossim, é notório que, normalmente, as vítimas sentem-se inseguras para denunciar tais abusos, (Sem vírgula) em virtude da intimidação e do medo de sofrer retaliações. Isso decorre da falta de mecanismos que incentivem os alunos a buscarem ajuda, bem como da ausência de auxílio para preservar o anonimato de tais indivíduos, pois segundo Karl Marx: "o medo cala os inocentes e faz prevalecer a verdade dos culpados."
Portanto, medidas são necessárias para resolver a questão do bullying no Brasil. O MEC (Ministério da Educação) deve promover campanhas de conscientização, realizando palestras com os pais e os alunos, nas quais psicólogos especialistas discutirão a problemática, expondo as principais características do bullying, a fim de tratá-lo como um problema real. Ademais, o Ministério da Justiça e Cidadania deve criar um site exclusivamente para prestar apoio aos estudantes, divulgando-o nas principais redes sociais, incentivando as denúncias e protegendo também o anonimato das vítimas, com o intuito de que se sintam seguras, (Ponto final) Assim, o Brasil poderá evitar histórias como a de Hannah Baker.
Comentários do corretor
Não há tese.
Faça um projeto de texto. Apresente e articule os fatos para evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema.
Reformule a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita. Reveja coesão e coerência.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |