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Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 04/05/2017

Status:

Corrigida
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A covardia fede!

Um dos atos mais nojentos e repulsivos do ser humano começa a ser praticado ainda cedo, na infância (Evite esse tipo de construção no texto). É quando a criança se junta a várias outras para criticar, tripudiar, agredir aquela que é a mais fraca, tímida, indefesa e sozinha. Isso é muito comum nas escolas (Por quê?). Sempre existiu. Como disse o filósofo Friedrich Nietzsche: A crueldade é um dos prazeres mais antigos da humanidade.

Esse comportamento censurável e mesquinho, com total ausência de nobreza (Vírgula) vai crescendo e se fortalecendo conforme a pessoa que o pratica passa de criança a adolescente e daí a adulto. Cresce em insensibilidade, vontade de ferir, em sordidez. É o Homem descendo a ladeira da covardia e da falta de grandeza, rolando pelo chão, se refocilando na lama como um suíno. E rindo, como um idiota, se achando espirituoso e inteligente. Agredir ao mais fraco é torpe, baixo, juntar-se a um grupo para atacar a um só é asqueroso e vil. (Argumentação clichê)

Os paspalhos que presenciam o acontecimento do bullying, mesmo que dele não participem, nunca fazem nada, jamais tomam uma atitude para por fim ao espetáculo ignóbil. E, na maioria das vezes se divertem, rindo à socapa. Acham bonito ser malandro, espertalhão, aparecer em cima do humilde. Aquele papel de defensor do oprimido ficou para os trouxas. E ninguém o quer desempenhar. Só o otário fica contra a maioria! Este é o primeiro mandamento do malandro. Os valores morais andam relegados a um canto qualquer. (Evite esse tipo de construção no texto)

E assim, para que ocorra uma mudança de princípios, os pais devem mostrar aos filhos, com palavras e atitudes, que a omissão frente a um ato iníquo é uma vergonhosa forma de covardia. E que esta deve ser combatida com firmeza e coragem. Defender aquele que está sendo espezinhado mostra valor, dignidade, caráter e mais que coragem, a indignação que vence o medo. Isto redime o ser humano. É sublime. Os professores, dentro de sala, e que na maioria das vezes silenciam, compactuando com o buyiling precisam ter consciência de que tal modo de agir destoa fortemente da nobre profissão que exercem . Muito podem ajudar. O principal caminho, contudo, deve ser aquele que se inicia no lar, com conversas e exemplos firmes dos pais. O poeta da Roma Antiga, Públio Ovídio, já dizia com propriedade: "Os covardes esmagam o mais fraco". É imprescindível que se lute contra isso. Ao menos demonstrando o desprezo que deve merecer de todos. (Evite o piegas no texto)

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Não há tese. 

Apresente fatos, no texto, que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Evite estruturar a sua argumentação no que estabelece o senso comum. 

Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200