O tema (Qual? Deixe essa ideia evidente) que repercute o mundo desde muito tempo, (Sem vírgula) nunca deixou de ser abordado a cada dia que passa, (Ponto final) a questão é, (Dois pontos) por quanto tempo o bullying estará entre nós? Essa violência é uma das mais preocupantes, principalmente em meio aos jovens.
De significado da língua inglesa, “ bully ”= valentão, o termo aborda tipos de violências que muitos (Muitos quem? Por quê?) acham desnecessário serem colocadas em pauta na nossa sociedade, esta se refere a todas as formas e atitudes agressivas seja verbalmente ou fisicamente, causando dor e angústia, tendo objetivo de agredir ou intimidar uma pessoa que não há capacidade de se defender. O bullying quando executado por outro indivíduo, (Sem vírgula) é realizado tendo em vista o uso de apelidos desagradáveis para quem acaba recebendo a violência como, (Sem vírgula) “ cabelo de vassoura”, “ macaco”, “quatro olhos”, entre outros, podendo provocar sérios problemas de autoestima (Quais? Cite-os), tendo em vista apenas apelidos citados como o exemplo de agressão verbal. Uma pesquisa realizada no Rio de Janeiro, pela ONG já extinta, Abrapia, 40% dos participantes desta, (Sem vírgula)revelaram que sofrem eu já sofreram bullying. Isso tudo mostra o quão preocupante esse problema tem sido não apenas no mundo todo, mas também em nossa sociedade. (Discussão limitada)
Abordar isso tudo no nosso dia a dia, (Sem vírgula) é um ato simples (Vírgula) mas com grande relevância, (Ponto final) a maneira de se evitar tudo isso, (Sem vírgula) é ter em consciência de que todos somos iguais e que nada é mais importante do que o respeito, (Ponto final) abordar o tema bullying nas escolas (Vírgula) e até mesmo em casa, gera uma repercussão junto de uma solução para todos os problemas que se enfrentam a cada dia, tendo assim, ciência de nossos atos, como diria o filósofo Aristóteles, (Dois pontos) “O que você tem capacidade de fazer, tem capacidade também de não fazer".
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Cuidado ao usar primeira pessoa no texto.
A argumentação presente no texto não tem nexo. Faça um projeto de texto, pois isso ajudará a organizar as suas ideias acerca do tema.
Reveja o uso da vírgula.
Reformule a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |