Bullying, o termo vem do inglês que significa valentão, pessoas que praticam atos de agressão física ou até verbais para causar angústia a outros indivíduos. (Reformule)
No Brasil (Vírgula) em 2010 (Vírgula) foi feita uma pesquisa (Qual pesquisa? Apresente no texto), onde alunos de escolas públicas e particulares entre a 5ª e a 6ª são as mais ofendidas. Com o problema mundial são realizados o bullying também nas universidades, entre familiares, local de trabalho e na vizinhança. (Discussão limitada)
Muitos dos estabelecimentos não reconhecem o ato da violência, ou até não sabem do ocorrido. Nas escolas as ofensas são praticadas longe de adultos e muitos dos alunos que vivenciam ficam com medo de ser a próxima vítima.
Alguns caminhos para combater são usados pelo Código de Defesa do Consumidor e a indenização (Como assim?), as escolas são responsabilizadas por prestar serviço ao público, levando em consideração que o bullying ferem os sentimentos das vítimas.
Como colocar um fim para tantas agressões, muitas das pessoas que sofrem não reconhecem as leis, ou até mesmo tem medo ou vergonha de falar para alguém e acaba ficando por isso mesmo. Precisamos combater o bullying com mais vigor, fazer as vítimas entenderem que tem justiça, falar sobre o caso e demonstra que a lei vai agir.
Comentários do corretor
"Caminhos para acabar com o bullying na escola".
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Não há tese. Reformule o parágrafo de introdução. Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do assunto.
Argumentação limitada ao senso comum.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Faça um projeto de texto.
Reformule as ideias presentes no parágrafo de conclusão.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |