A luta por igualdade - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 03/05/2017

Status:

Corrigida
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Nas sociedades, principalmente na brasileira devido a grande diversidade da população em cor, raça, religião e costumes, enfrentamos diariamente situações relacionadas ao bullying; podendo ser por meio de agressão física ou verbal ou por meio de comentários ofensivos e/ou prejudiciais. No entanto, o que podemos propor para solucionar isso? Por que é tão importante resolvermos essa questão?

A prática do bullying é um ato com traços opressores e cruéis que , na maioria das vezes, é causado de forma intencional. Essa prática provoca na vítima vários efeitos, como a baixa autoestima, depressão, podendo levar até ao suicídio; um exemplo que aborda isso é a série “13 reasons why”, que conta os treze motivos que levaram uma adolescente a se suicidar e dentre eles se destaca o bullying sofrido na escola.(Discussão limitada)

Esse problema precisa ser resolvido urgentemente. Inicialmente é necessário a conscientização da população sobre as causas e sobre o ato em si (Conscientizar de que maneira? Apresente isso no texto), em seguida o desenvolvimento de campanhas de ajuda às vítimas e de punições aos agressores e (Que tipo de punições?), por último, a intervenção direta das escolas, da polícia e do Estado, com o objetivo de chamar atenção a esse fato e contribuir diretamente na sua resolução.

O bullying e suas consequências precisam ser mais debatidos e serem tratados com mais atenção pelo povo e pelas grandes instituições (De que maneira? Discuta isso no texto. Desenvolva essa ideia). Esse é apenas o começo na luta contra o bullying.
 

Comentários do corretor


Não use primeira pessoa. 

A discussão no texto é limitada. Apresente fatos. Faça um projeto de texto.

Reformule o parágrafo de conclusão. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200