Nas sociedades, principalmente na brasileira devido a grande diversidade da população em cor, raça, religião e costumes, enfrentamos diariamente situações relacionadas ao bullying; podendo ser por meio de agressão física ou verbal ou por meio de comentários ofensivos e/ou prejudiciais. No entanto, o que podemos propor para solucionar isso? Por que é tão importante resolvermos essa questão?
A prática do bullying é um ato com traços opressores e cruéis que , na maioria das vezes, é causado de forma intencional. Essa prática provoca na vítima vários efeitos, como a baixa autoestima, depressão, podendo levar até ao suicídio; um exemplo que aborda isso é a série “13 reasons why”, que conta os treze motivos que levaram uma adolescente a se suicidar e dentre eles se destaca o bullying sofrido na escola.(Discussão limitada)
Esse problema precisa ser resolvido urgentemente. Inicialmente é necessário a conscientização da população sobre as causas e sobre o ato em si (Conscientizar de que maneira? Apresente isso no texto), em seguida o desenvolvimento de campanhas de ajuda às vítimas e de punições aos agressores e (Que tipo de punições?), por último, a intervenção direta das escolas, da polícia e do Estado, com o objetivo de chamar atenção a esse fato e contribuir diretamente na sua resolução.
O bullying e suas consequências precisam ser mais debatidos e serem tratados com mais atenção pelo povo e pelas grandes instituições (De que maneira? Discuta isso no texto. Desenvolva essa ideia). Esse é apenas o começo na luta contra o bullying.
Comentários do corretor
Não use primeira pessoa.
A discussão no texto é limitada. Apresente fatos. Faça um projeto de texto.
Reformule o parágrafo de conclusão. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |