Brincadeira ou violência? - Banco de redações


Caminhos para acabar com o bullying na escola

Enviada em: 03/05/2017

Status:

Corrigida
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Bullying: Violência ou brincadeira? Este ato pode ser considerado também como discriminação e intolerância em alguns casos (Quais? Discuta no texto). Alguns cidadãos fazem comentários referindo-se o bullying a uma brincadeira (Como assim? Reformule), (Sem vírgula)que, portanto não afeta e não deve ser combatida e, para outros, o bullying é um tipo de violência que deve ser combatido.

Não é porque uma determinada pessoa foge do “padrão” que ela deve ser agredida fisicamente, verbalmente ou psicologicamente (Por quê?). Todos devemos ser respeitados e devemos respeitar. Essa agressão pode ser praticada pela diferença de peso (a mais ou a menos que o ideal), pelo formato, cor e textura do cabelo, pela etnia, pela sexualidade. Alguns indivíduos acham que existem “n” motivos para ofender e humilhar o próximo em público ou não.

No Brasil é comum ouvirmos “no meu tempo era brincadeira, ninguém se ofendia.” Essa “brincadeira” (Vírgula)para alguns, pode gerar graves consequências como: suicídio, baixo rendimento escolar, depressão, complexo de inferioridade e até mesmo o sentimento de vingança e raiva pode aflorar dentro da vítima. Na maioria das vezes quem pratica essa violência contra os outros possui complexo de superioridade.

A violência não é brincadeira e não deve ser minimizada, (Ponto final) brincadeira é quando as duas partes se divertem e não uma só. Esse problema não é de algumas partes do mundo e sim em quase todas. Desmistificar o bullying seria um bom começo para extinguir ele (De que maneira isso seria possível). Mostrar para os mais obsoletos que o assunto não é brincadeira, (Sem vírgula) que não é bobeira através de documentários, vídeos dentro e fora das escolas, campanhas pela mídia, leis que reeduquem os agressores para que os mesmos entendam que fizeram algo de errado.
 

Comentários do corretor


Reformule o parágrafo de introdução. 

Não use primeira pessoa no texto. 

Reveja coesão e coerência. 

As ideias apresentadas no texto estão presentes no senso comum. 

Reformule o parágrafo de conclusão. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200