Atualmente estamos revivendo o tempo antigo, onde muitos matam (Muitos quem?) para fazer justiça com as próprias mãos infelizmente, (Ponto final) " Guerra é a notícia que os jornais declaram ". Por exemplo (Vírgula) os presidiarios estão nos surpreendendo cada vez mais com suas revoltas.
O Brasil não tem precisão nenhuma de enfrentar esse tipo de guerra, uma porque estamos bem e em casa e outra que não temos o bastante de armas potentes como nesses países de fora. Iremos guerriar como? Se o que temos é soldados para morrerem na guerra! (Argumentação limitada ao senso comum)
No entanto, o Brasil não está físicamente, psicólogicamente e verdadeiramente pronto para um tipo de guerra com armas de fogo e biólogicas, temos sim que combater nossos inimigos vizinhos (Cuidado com esse tipo afirmação. Lembre-se dos Direitos Humanos), mas,(Sem vírgula) não-os convidando para guerra, mas sim para um acordo. Realmente a cada dia que passa a frieza do ser humano cresce mais ainda dentro de si mesmo, o amor ao próximo esfriou e todos nós sabemos que isso é apenas o comeco de tudo (Vírgula) pois em uma entrevista polêmica Temer diz:" O Brasil está mais que pronto para uma terceira Guerra Mundial" (Quando isso foi dito? Foi dito em que veículo de informação?)( frizou ).
Em discussão do que foi dito, na descrição deste contexto, podemos afirmar que, à sim uma solução para o Brasil, (Sem vírgula) se cada um de nós nos unirmos a fim de implantar a paz no Brasil podemos ter certeza de uma coisa, (Dois pontos) iremos viver nela .
Comentários do corretor
Cuidado com o uso de primeira pessoa no texto.
Parágrafo de introdução confuso. Reformule.
Não há tese.
Há marcas de oralidade no seu texto. Evite-as.
Não há proposta de intervenção. Faça um projeto de texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |