É preciso evitar, mas estar preparado - Banco de redações


Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

Enviada em: 25/04/2017

Status:

Corrigida
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No episódio "Cães" de Baskerville, da série Sherlock, o moderno detetive Sherlock Holmes desvenda um caso em que um médico desenvolve um gás que causa alucinações assustadoras, a ponto da pessoa infectada se suicidar. Fora da ficção, gases tóxicos também são usados como arma de destruição, como pôde ser visto, em março, no ataque na Síria. Este fato concorda com a teoria do filósofo Thomas Hobbes, (Sem vírgula) de que o homem é essencialmente mau. Além disso, parece não haver limites para seu poder de destruição, (Ponto final) logo, é necessário impor restrições e tentar evitar outros ataques.

A fim de conter as armas químicas, seu uso foi proibido em 1925 no Protocolo de Genebra. Contudo, elas continuam a ser produzidas devido a facilidade e baixo custo de fabricação, que chega a ser 800 vezes mais barata que as armas nucleares e 2000 vezes que as armas convencionais. Ainda para dificultar a fiscalização, os laboratórios clandestinos costumam ser disfarçados em indústrias farmacêuticas e fábricas de pesticidas e agrotóxicos. (Desenvolva as ideias desse parágrafo)

Por isso, são necessárias a intensificação da proibição desse tipo de arma e a desativação de laboratórios, em um trabalho conjunto da Organização pela Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) (De que maneira? Dê um exemplo do que pode ser feito para reverter essa situação). Outra medida importante é o aprimoramento de antídotos como a Antropina usada quando se é infectado pelo gás Sarin, (Sem vírgula) e a sua distribuição nas bases médicas em zonas de guerra. (Vírgula) De modo a tentar evitar novos ataques químicos, mas também estar preparados caso eles ocorram novamente.
 

Comentários do corretor


Há proposta de intervenção, mas é necessário reformular as ideias presentes no parágrafo de introdução. Organize o seu posicionamento acerca do assunto. 

Reestruture os seus argumentos. Faça um projeto de texto. Articule os fatos para que o seu posicionamento fique evidente. 

Continue exercitando a sua escrita. 

 

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200